fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
o que uma pedreira faz 21/09/2020

O que uma pedreira faz?

Apenas julgando pelo nome, muitas pessoas podem achar que sabem claramente o que uma pedreira faz: trabalha com pedras. Mas, na verdade, todo o processo de atuação vai muito além disso. Desde antes da própria extração, a atuação de uma pedreira engloba detalhes dos mais diversos — e é exatamente sobre eles que a Britagem Vogelsanger fala no texto abaixo.

Na sequência, nós explicamos o que são pedreiras, mostramos o que elas fazem e, por fim, ainda falamos um pouquinho sobre o caso específico da Britagem Vogelsanger.

Continue a leitura e confira!

O que são pedreiras

Antes de saber exatamente o que uma pedreira faz, é importante entender o que é uma pedreira. Uma pedreira nada mais é que o local onde é feito um tipo de mineração a céu aberto, exatamente o oposto das minas subterrâneas onde a extração se dá no subsolo. Este tipo de mineração é muito visto em documentários de televisão, filmes, entre outros.

Elas se diferenciam de outros tipos de minas a céu aberto por serem um pouco menores; e devido às rochas e minerais que são extraídos delas. Os mais comuns em pedreiras são ardósia, arenito, basalto, calcário, coquina, mármore e granito. Na maioria dos casos, as rochas extraídas de pedreiras são usadas posteriormente para a produção de materiais de construção ou até de pedras decorativas.

Depois que toda a extensão de rocha aproveitável é utilizada, a empresa responsável pela exploração da pedreira deixa o local para que ele seja aproveitado de outra forma. Algumas delas viram pequenos lagos, enquanto outras passam a ser utilizadas como aterro sanitário, dando assim um fim nobre a mesma depois de sua capacidade de produção de pedras ser exaurida.

Em alguns casos mais raros, também é possível que a pedreira “esgotada” vire uma atração turística. No Brasil, podemos citar como exemplo o Parque das Pedreiras, em Curitiba, onde estão a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame. Outro exemplo bem famoso é o Deep Pit Hotel, um hotel chinês construído abaixo do solo de uma pedreira abandonada em Xangai. Em Florianópolis, uma antiga pedreira foi utilizada como espaço para um centro comercial e educativo.

O que uma pedreira faz, afinal?

Quando falamos que “trabalha com pedras” é pouco para descrever o que uma pedreira realmente faz. O que queremos dizer é que todo o processo é longo e cheio de etapas, a saber: Tudo se inicia com a extração. Primeiramente, as rochas sãs são perfuradas para colocação dos explosivos e em seguida detonadas — o que resulta nos primeiros fragmentos de pedras.

Após isso, esses fragmentos maiores passam por britadores que produzem as britas que serão utilizadas para a produção de diversos materiais de construção. E é, numa definição mais básica, exatamente isso o que faz uma pedreira. Ela extrai rochas grandes e as transforma em fragmentos menores para outras aplicações.

Se você estiver curioso e quiser saber mais detalhes sobre o processo de britagem no geral e tudo que acontece em cada etapa nós temos um texto inteiramente dedicado ao assunto, o qual você pode conferir através deste link.

A Britagem Vogelsanger

Nós da Britagem Vogelsanger somos um exemplo de empresa que atua no ramo de  pedreira. Muitas pessoas, inclusive, chamam empresas como nós de pedreiras. Ao responder o que faz uma pedreira, nós também estamos respondendo o que nós fazemos diariamente por aqui.

Depois que toda a extração e britagem que descrevemos acima são feitas, o resultado são vários tipos de britas que nós comercializamos para a produção dos materiais feitos delas.

E aí, gostou do texto? Já sabia o que faz uma pedreira? Caso queira continuar recebendo conteúdo, não deixe de seguir a Britagem Vogelsanger no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
Joinville Palhoça