fbpx
MENU
produtividade na construção civil 14/08/2020

Como a tecnologia afeta a produtividade na construção civil

Uma coisa é fato: a tecnologia afeta tudo em sua volta. Afinal, inovações tecnológicas surgem com o objetivo de facilitar processos, deixando-os mais rápidos e mais eficazes. E no caso da construção civil, a situação não é diferente. O uso da tecnologia, aliado às boas práticas de gestão de obras, aumenta consideravelmente a produtividade e faz com que as empresas entreguem melhores resultados, com mais rapidez, agilidade e eficiência.

Neste texto, a Britagem Vogelsanger fala um pouco mais a respeito deste assunto. Abaixo, você poderá ler um breve histórico da relação entre a construção civil e a tecnologia, formas através das quais a tecnologia afeta a produtividade na construção civil e, por fim, algumas das tecnologias mais usadas no setor.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Breve histórico da relação entre a construção civil e a tecnologia

Antes de começar, é preciso definir “tecnologia”. A ideia que muitas pessoas têm é de que a tecnologia envolve apenas aquelas inovações eletrônicas e digitais. Porém, ela é bem mais que apenas isso. Define-se como tecnologia qualquer sistema de técnicas, métodos ou até instrumentos que auxiliem na melhor execução de uma tarefa. Quando o homem descobriu o fogo ou inventou a roda; isso foi tecnologia.

Tendo isso em mente, pode-se concluir que a relação entre a tecnologia e a construção civil remonta a tempos muito distantes. Por outro lado, quando falamos da sociedade moderna, o que pode servir como destaque são as maiores revoluções dos séculos XIX e XX, que trouxeram, respectivamente, o ferro e o aço. Muito do que diz respeito à produtividade na construção civil de hoje não seria possível sem estes dois componentes.

As últimas décadas do século passado, por sua vez, introduziram o concreto pré-fabricado para estruturas e muitas outras inovações que contribuíram imensamente para a velocidade na conclusão de obras. Hoje, alguns dos destaques são os aplicativos de gestão remota de obras e as crescentes pesquisas com nanotecnologia.

Tecnologias mais usadas e como elas afetam a produtividade na construção civil

Já mostramos que utilizar diferentes tecnologias no contexto de obras afeta a produtividade na construção civil. Mas você sabe que tecnologias são essas? Sabe como é esse impacto? Começando com as tecnologias usadas, alguns exemplos que podemos citar são:

  • Softwares de gestão de obras;
  • Microconcreto de alto desempenho;
  • Impressão 3D;
  • Máquinas automatizadas diversas;
  • Drones;
  • Inteligência artificial.

Com uma lista dessas, você deve se perguntar como cada uma dessas tecnologias tem sua influência na produtividade na construção civil. Essa é uma pergunta fácil de responder, como podemos observar logo abaixo.

Maior capacitação de colaboradores, serviço bem executado logo de primeira (sem precisar recorrer a retrabalhos), maior controle de materiais (evitando perda de tempo e desperdício dos mesmos), canteiros com os espaços mais bem otimizados e aproveitados ao máximo, chances reduzidas de acidentes com os colaboradores e uma maior precisão dos processos produtivos são as principais influências.

E você, já sabia como a tecnologia influencia a produtividade na construção civil? Gostou de saber mais sobre o assunto? Caso queira continuar recebendo o nosso conteúdo, não deixe de seguir a Britagem Vogelsanger no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI