fbpx
MENU
pré-moldados de concreto 10/07/2020

Você sabe o que são pré-moldados de concreto?

Muitas são as peças e os métodos usados para construir — e cada vez há mais inovações trazendo benefícios diversos. Hoje, um método que tem crescido muito é a utilização dos pré-moldados de concreto, assunto deste texto.

Na sequência, a Britagem Vogelsanger fala um pouco mais a respeito destes materiais. Nós explicamos o que são os pré-moldados de concreto, listamos suas principais vantagens e, por fim, mostramos onde eles costumam ser aplicados.

Continue a leitura e confira!

 

O que são pré-moldados de concreto

Pré-moldados de concreto, como o próprio nome sugere, são materiais — feitos de concreto — resultantes de uma moldagem prévia. O concreto é lançado em fôrmas, onde as peças, previamente definidas em projeto, são moldadas já nas dimensões que serão utilizadas nas obras. 

Na grande maioria das vezes o pátio de fôrmas, como é conhecido o local das concretagens dessas peças, são localizados fora do local da obra, otimizando o espaço na própria obra. Sendo assim, a peça só vai para a obra quando efetivamente for lançada na estrutura. 

Essa é uma das principais diferenças do pré-moldado para o concreto convencional: enquanto este é preparado no canteiro de obras, os pré-moldados de concreto geralmente chegam prontos. Há alguns casos, com pequenas peças pré-moldadas, que podem ser fabricadas também no próprio canteiro de obras. 

Estima-se que os pré-moldados de concreto tenham surgido na Europa pós-guerra, frente à necessidade de reconstruir cidades com a maior agilidade possível — visto que a rapidez na construção é uma das vantagens do material. Aqui no Brasil, foi a entrada das empresas multinacionais, que também exigem construções rápidas, que fez o material ganhar espaço.

Um detalhe importante aqui é não confundir os pré-moldados com os pré-fabricados. Ainda que ambos sejam semelhantes e feitos fora do local da obra, os materiais pré-fabricados se diferenciam por terem uma produção industrial e com rigorosíssimo controle de qualidade.

 

Suas vantagens

Depois de entender o que são os pré-moldados de concreto, é necessário conhecer as suas vantagens. Afinal, por que usá-los? Como já citamos, o primeiro grande benefício que ele apresenta é a rapidez na construção. Isso porque várias peças podem ser feitas ao mesmo tempo — o que não acontece quando o concreto é feito na obra —, e depois a estrutura ser montada com mais facilidade, como se fora um lego. Há ainda a possibilidade de fazer várias peças em série, tal como uma montagem industrial.

Outra vantagem é a união do baixo custo com alta durabilidade. Mesmo sendo um produto barato, o pré-moldado é feito cuidadosamente para durar muitos anos — desde o controle de qualidade na produção até o design das fôrmas que ajuda a produzir peças resistentes e duráveis. Isso porque em uma planta fabril, com profissionais e equipamentos destinados somente a esta atividade, a facilidade no controle dos processos é muito maior.

Por fim, não podemos deixar de citar que os pré-moldados de concreto são sustentáveis. As matérias-prima utilizadas para produzi-lo são todas encontradas na natureza (água, cimento e agregados) e, além disso, as estruturas erguidas com o uso deles podem ser reaproveitadas quase que em sua totalidade, causando bem menos impacto que uma construção convencional.

 

Onde os pré-moldados de concreto são aplicados

Ainda que bom custo-benefício e alta durabilidade sejam características dos pré-moldados de concreto, todos os processos construtivos buscam esses resultados — e a maioria deles consegue. Isso quer dizer que, na prática, o verdadeiro diferencial competitivo de utilizar os pré-moldados é a velocidade na construção.

Levando isso em consideração, são dois tipos de obras que mais fazem uso dessas peças: industriais, como grandes galpões, e comerciais, como prédios compostos de muitas salas para este uso. O que os dois tipos de construção têm em comum é justamente essa enorme necessidade de construção rápida, visto que é preciso que a utilização seja possibilitada o quanto antes.

Há ainda os tubos de concreto utilizados em drenagens subterrâneas. Feitos de forma pré-moldada e em escala industrial, são amplamente difundidos e utilizados em obras. Na rua que você mora, estuda ou trabalha, certamente há tubos de concreto pré-moldados levando as águas de chuva, cumprindo seu dever de forma plena e sustentável.

 

E você, já conhecia os pré-moldados? As vantagens que apresentam? Onde são aplicados? Eles, com certeza, estão entre as tendências para o futuro da construção em todo o mundo. Caso tenha gostado deste texto e queira receber mais conteúdo, acompanhe a Vogelsanger no Facebook e no Instagram hoje mesmo!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI