fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
construção 4.0 30/06/2020

Entenda o que é a Construção 4.0!

Com o avanço da tecnologia, novos métodos de atuação surgem e, junto deles, conceitos que os definem e explicam. É o caso da Construção 4.0 — algo que, por mais moderno que pareça, já está entre nós de diferentes formas. Você já ouviu falar neste conceito? Caso não o conheça ainda, não se preocupe. Depois de ler este texto, você saberá tudo a respeito do assunto!

Isso porque, abaixo, a Britagem Vogelsanger mostra a origem da Construção 4.0, explica as suas principais características e, por fim, dá um breve panorama do estado desta inovação por aqui no Brasil. Continue a leitura e saiba mais!

 

Como a Indústria 4.0 permitiu o surgimento da Construção 4.0

Antes de falarmos sobre a Construção 4.0, é preciso primeiramente relembrar o termo que a originou — a Indústria 4.0. A Indústria 4.0 diz respeito à forma através da qual os trabalhos industriais foram evoluindo com o passar dos anos, e podemos inclusive considerá-la a Quarta Revolução Industrial.

Enquanto a primeira é caracterizada pelo primeiro passo da mecanização e o uso das máquinas a vapor, a Segunda veio com a produção em massa e a implementação das linhas de montagem, e a Terceira, já mais recente, foi marcada pela informática e pela automação industrial; a Quarta — a Indústria 4.0 —, por sua vez, tem a Internet das Coisas e as máquinas inteligentes como principais características, mirando um olhar para o futuro e se reinventando constantemente.

Seguindo a lógica, a Construção 4.0 nada mais é do que a aplicação do conceito de Indústria 4.0 na construção civil.

 

Principais características da Construção 4.0

Ainda que o conceito de automação aliado às máquinas inteligentes tenha tudo a ver com a construção civil, foi em outros setores, especialmente o automobilístico, que ela foi aplicada primeiramente. Posteriormente, porém, percebeu-se o potencial que ela tem e os resultados que podem ser alcançados com ela quando aplicada na construção.

E foi graças a isso que a Construção 4.0 pôde surgir. Com sua aplicação, há características específicas que podem ser observadas nas obras. Entre elas, podemos citar a automação geral do canteiro, a simulação prévia de projetos diversos em plataformas 3D, uma eficiente rastreabilidade de materiais e consequente maior controle de estoque, levantamentos de dados altamente rápidos, eficientes e conectados a plataformas de projetos, e, por fim, gestão de projetos completamente por meio de softwares especializados.

Pode-se notar também que ela está presente na fabricação de muitos insumos utilizados na construção, tais como tubos e conexões, pisos, máquinas e equipamentos, ou seja, se diretamente ainda se vê a Construção 4.0 de uma forma bem discreta, indiretamente ela já caminha a passos largos.

Inclusive, muitos dos recursos que fazem parte deste conceito também fazem parte daquilo que chamamos de construção sustentável.

 

A Construção 4.0 no Brasil

Como já citamos, as tecnologias consideradas 4.0 ainda estão começando a serem usadas no setor construtivo. Se em todo o mundo a situação é esta, no Brasil não seria diferente. A maioria das pesquisas que estudam o assunto mostra que pouquíssimas empresas aplicam de forma direta a Construção 4.0 por aqui.

Essa informação pode ser facilmente explicada, uma vez que várias empresas ainda entendem que esta é uma realidade muito longínqua. Alegações do tipo alto custo de implantação e manutenção, perda de empregos e dificuldade de qualificação de mão de obra são as principais questões que levam a um quadro tão pequeno de empresas engajadas na Construção 4.0. 

Entretanto, o que muitas não percebem é que, mais cedo ou mais tarde, as demandas, tanto de fornecedores como clientes, necessitarão que todas as empresas se adaptem a esta nova realidade, assim como aconteceu na Primeira Revolução Industrial.

A verdade é que tudo pode e deve ser inserido aos poucos, para que, assim, os trabalhadores e empresários antigos se acostumem com a nova realidade, preparando assim para que a nova geração já receba as novas tecnologias sem grandes sustos, prontos para desbravar um novo e promissor futuro pela frente. 

Com tudo isso, a Construção 4.0 pode apresentar evoluções significativas e trazer resultados a cada dia melhores para todo o segmento.




E você, já tinha ouvido falar na Construção 4.0? Viu como suas principais ferramentas são capazes de melhorar todo o segmento da construção civil? Esta é somente mais uma entre as inovações tecnológicas que estão sempre surgindo. É com essa constante evolução que podemos aumentar nossa eficiência cada vez mais!


Caso tenha gostado do texto e queira receber mais, acompanhe a Britagem Vogelsanger no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
Joinville Palhoça
MENU