fbpx
MENU
construção civil 08/05/2020

Perspectivas para a construção civil após a pandemia

A pandemia do novo coronavírus, também chamado pelo nome técnico COVID-19, assolou o mundo nos últimos meses e fez muitos dos nossos hábitos cotidianos mudarem de forma muito brusca. A quarentena e o isolamento social, apontados como a maneira mais eficiente de diminuir a velocidade de contágio, foram responsáveis por fazer com que diversas áreas reduzissem e até mesmo parassem suas ações. A construção civil, por sua vez, também foi afetada e precisou parar por um tempo.

Como era de se esperar, a situação trouxe um impacto bem negativo — assim como para a infinidade de outros segmentos afetados. Afinal, com os serviços parados, a conclusão e a entrega de obras tiveram de ser adiadas, prejudicando diretamente todos os envolvidos no contrato, desde o contratante até a construtora e até mesmo seus funcionários.

Porém, nem tudo está perdido. Como já foram os casos envolvendo outras doenças, esta é mais uma que será superada pela humanidade, permitindo que todos retomem suas vidas como elas deveriam ser. Foi pensando exatamente nisso que a Vogelsanger preparou este texto! Abaixo, nós introduzimos brevemente como o cenário da construção civil estava antes da pandemia e mostramos o que especialistas estão dizendo que deverá acontecer depois que tudo isso acabar.

Boa leitura!

Como estava o cenário da construção civil antes da pandemia

Antes do novo coronavírus começar a se espalhar ao redor do planeta, infectando centenas de milhares de pessoas, o cenário da construção civil no Brasil estava positivo — o melhor dos últimos anos, na verdade. Desde o final de 2019, muitas pessoas já estavam afirmando que 2020 seria o ano da verdadeira retomada aguardada há tanto tempo e que já começava a apresentar pequenos passos. Agora, porém, o que estava para vir era a decolada.

Para se ter uma ideia, basta olhar para o Produto Interno Bruto. No final do ano passado, a estimativa divulgada por especialistas para 2020 era de um crescimento de 2,2%. Quando consideramos os anos anteriores, este número era muito animador. Por outro lado, depois da a pandemia e da quarentena, a previsão mudou para zero. Enquanto, antes, teríamos o crescimento do PIB de aproximadamente 2%, agora o estimado é que ele não cresça.

Com uma previsão preocupante como esta, o importante agora é que as esperanças sejam direcionadas para o que acontecerá após o fim da pandemia — ou pelo menos a diminuição considerável que já está começando a aparecer em alguns países.

O que esperar para o segmento após a pandemia?

A boa notícia é que, por mais que a maioria das atividades tenha parado por um tempo, elas já começaram a voltar — contanto, é claro, que os cuidados recomendados por autoridades do assunto, como a Organização Mundial da Saúde, sejam cumpridos. O uso das máscaras e a constante higienização das mãos, por exemplo, estão entre os principais.

Seguindo todas as recomendações, muitas obras já foram retomadas. Afinal, é inegável que suspender completamente este tipo de serviço traria muitos problemas. O ideal é que o que seja feito é o que estamos vendo: operações reduzidas e bem cuidadas. Assim, a proteção não é deixada de lado e, ao mesmo tempo, o mundo não para.

Quanto ao futuro, o que pode-se dizer é que o esperado é que o crescimento previsto antes seja apenas adiado, e não cancelado. Estamos passando por um momento delicado, o qual eventualmente será superado, permitindo que todos voltemos a atuar com força total, sendo capazes, mais uma vez, de proporcionar o crescimento que o brasileiro espera e merece.

E você, está esperançoso com o futuro da construção civil após a pandemia? Nós estamos, e, além disso, já estamos fazendo a nossa parte — produzindo, construindo e tomando os cuidados fundamentais para a segurança de todos!

Se gostou deste texto e quer continuar recebendo o conteúdo da Vogelsanger, siga-nos no Facebook e no Instagram hoje mesmo!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI