Ao ver uma via com pavimentação asfáltica recém-aplicada, você já se perguntou quanto tempo demorou para todo aquele material secar, ou se existem outras soluções parecidas?
Saiba que você não está sozinho! Esta é uma dúvida comum, tanto para projetistas quanto para motoristas.
A pavimentação asfáltica é um processo fundamental para a construção e manutenção de vias de tráfego, áreas de estacionamento e outras superfícies. O tempo de secagem do asfalto é um fator importante a ser considerado, pois impacta o tempo de liberação da área para uso e a segurança do tráfego.
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Pavimentação asfáltica – Os principais tipos de asfalto
Antes de abordarmos o tempo de secagem, é importante entender os dois principais tipos de asfalto utilizados na pavimentação:
Asfalto Quente (CAUQ)
Também conhecido como Concreto Asfáltico Usinado a Quente, o asfalto quente é produzido em usinas e aplicado a altas temperaturas.
Este material é depositado, com a ajuda de máquinas especializadas, sobre a base, estrutura formada por brita graduada que oferece mais resistência para suportar o peso das cargas de veículos, distribuindo as tensões de modo uniforme.
O Asfalto Quente tem como matéria-prima principal o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), ele é ideal para grandes obras, como rodovias e avenidas, devido à sua durabilidade e resistência. O processo de aplicação envolve o descarregamento do material, transportado por caminhões basculantes, em vibroacabadoras para que seja distribuído uniformemente na via e posteriormente compactado.
Asfalto Frio
Podendo ser comercializado de forma ensacada, ou a granel, o Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ) adicionado de polímeros que retardam a cura, é conhecido como Asfalto Frio.
Essa característica de endurecimento tardio permite que ele seja estocado por até um ano, desde que armazenado em local adequado, coberto e sem umidade.
O asfalto frio, ao contrário do asfalto quente, é aplicado em temperatura ambiente. Ele é mais flexível e adaptável, sendo utilizado principalmente em pequenas intervenções, como reparos pontuais e vias de pouca circulação. O asfalto frio é uma alternativa rápida e econômica para pequenos projetos.
💡Leia também – A influência da temperatura na pavimentação asfáltica
Tempo de secagem da pavimentação asfáltica
Ao contrário de outras soluções de pavimentação, como o concreto, que chega a demandar mais de 14 dias para secar em condições ideais, as vias de asfalto, quente ou frio, podem ser liberadas para uso em pouquíssimo tempo.
Mesmo com as altas temperaturas com que é aplicado, e as diversas camadas e agregados envolvidos, uma pavimentação asfáltica de asfalto quente, por exemplo, leva de 24 a 48 horas para secar completamente. Em muitos casos, ainda, a rodagem é liberada quase que imediatamente.
Fatores que influenciam o tempo de secagem do asfalto quente
Vale lembrar que, apesar da média, o tempo de secagem do asfalto tradicional (quente) pode variar de acordo com diversos fatores. Entre os principais podemos destacar:
- Temperaturas mais altas aceleram o processo de secagem;
- Alta umidade pode retardar o processo de secagem;
- Camadas mais finas secam mais rapidamente;
- Asfaltos com agregados diferenciados podem ter uma secagem mais rápida ou lenta, dependendo do objetivo.
Agilidade de aplicação e secagem do asfalto frio
O asfalto frio apresenta algumas vantagens que o tornam uma escolha adequada para determinados projetos, como solução provisória.
Sendo um material ideal para tapar buracos, realizar reparos e efetuar a correção de qualquer tipo de superfície asfáltica, o asfalto frio demanda pouquíssima mão de obra e nenhum tratamento prévio do solo, com uma aplicação rápida para evitar interrupções no tráfego das vias.
Unindo rapidez, economia e versatilidade, o asfalto frio é uma solução que contribui com a dinâmica das cidades por estar pronto para uso sempre que necessário. Vale lembrar que o asfalto frio é comumente utilizado para reparos provisórios e uma grande vantagem é que o material já é seco, portanto a liberação do trânsito é imediata.
💡Leia ainda – Como recuperar estruturas de concreto asfáltico
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