fbpx
| Joinville (47) 99119.9932 | Palhoça (48) 99141.9978
MENU
estruturas de concreto 20/07/2022

Como recuperar estruturas de concreto asfáltico

Mesmo se tratando de um material muito resistente, as estruturas de concreto asfáltico sofrem desgaste ao longo do tempo, causados por ações externas ou ainda, falhas no projeto ou na sua execução.

Essa deterioração do concreto asfáltico compromete o aspecto visual e a segurança da construção, necessitando de recuperação da estrutura que apresenta falhas, seja ela apenas superficial ou profunda. Por isso, hoje vamos te explicar como restaurar as estruturas de concreto asfáltico e aumentar a sua vida útil

Como identificar os problemas?

Antes de iniciar qualquer reparo das estruturas, deve ser feita a identificação dos problemas que afetam o concreto. Os danos mais comuns são fendas, trincas, afundamentos, ondulações e corrugações, panelas (buracos), desgaste ou desagregação. Eles ocorrem quando as deformações do material superam as tensões que ele é capaz de suportar.

Algumas complicações superficiais também são causadas por infiltrações, ataques químicos (quando o local está contaminado por sulfato ou diesel, por exemplo), dilatações e retrações térmicas. 

As patologias também podem surgir por consequência de um projeto deficiente, técnica de construção inadequada ou ainda pela falta de manutenção. A melhor forma de prevenir o aparecimento dos defeitos é realizar um bom projeto, seguido de uma boa execução e manutenções preventivas periodicamente.

Recuperando as estruturas de concreto asfáltico

Quando o pavimento asfáltico já tem mais tempo de uso, e dependendo do tráfego sobre ele, são necessárias manutenções e reparos com mais frequência. Confira quais as soluções para os principais problemas:

Recuperação das fendas ou trincas

Para realizar as recuperações de fendas ou trincas, é indicado utilizar as técnicas de capa selante, tratamento superficial, lama asfáltica e microrrevestimento asfáltico. 

A capa selante consiste na aplicação de ligante asfáltico ou de ligante com agregados sobre a superfície do pavimento. Já o tratamento superficial, consiste em aplicar ligantes asfálticos e agregados sem mistura prévia, na pista, com posterior compactação que promove o recobrimento parcial e a adesão entre agregados e ligantes.

A lama asfáltica pode ser feita nos revestimentos com desgaste superficial e pequeno grau de trincamento, promovendo a impermeabilização e rejuvenescimento da condição funcional do pavimento. O microrrevestimento asfáltico utiliza emulsões asfálticas modificadas com polímero.

Recuperação de afundamentos

Para recuperar os afundamentos deve ser realizado o recapeamento e a fresagem. O recapeamento é a construção de uma ou mais camadas asfálticas sobre o pavimento já existente. Enquanto a fresagem é o corte do revestimento asfáltico existente em um trecho, para restauração da qualidade ao rolamento da superfície ou melhorar sua capacidade de suporte.

Recuperação da desagregação

Para danos de menor intensidade, utiliza-se a lama asfáltica, no entanto, as estruturas de concreto asfáltico devem ser analisadas. No caso em que a estrutura se encontra muito comprometida, é necessário fazer a remoção do pavimento e reconstrução da base, sub-base, e uma repavimentação no trecho afetado.

Recuperação de panelas

Recuperação de panelas ou buracos podem ser feitas por meio de remendos, desde que sejam bem executados. O remendo será feito com um corte reto no revestimento, formando um ângulo de 90º com a superfície, mas evitando o desmoronamento do revestimento. 

Feito isso, será imprimado todo o local, para selar trincas e, depois, aplicado novo pavimento asfáltico para a recuperação superficial, ou, no caso de recuperação profunda, todas as camadas do pavimento.

Recuperação de ondulações e corrugações

As técnicas recomendadas para esses defeitos também são as mesmas utilizadas na recuperação dos afundamentos, o recapeamento e a fresagem, já descritos anteriormente.

Para definir a técnica adequada para a recuperação das estruturas de concreto asfáltico, é importante a orientação de profissionais qualificados, a fim de diagnosticar a real situação e a melhor solução.

Boa parte dos problemas de qualidade do asfalto são causados por erros de projeto ou falhas na execução. Por isso, é importante que a execução da obra seja feita por uma empresa de confiança, como a Britagem Vogelsanger. 

Agora que você já sabe como é feita a recuperação das estruturas de concreto asfáltico, continue acompanhando outros conteúdos como esse em nosso blog e siga nosso Facebook e Instagram.

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI