fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
o que é fresagem 08/02/2021

O que é fresagem e para que serve?

Quando o assunto é pavimentação asfáltica, existem alguns conceitos que fazem parte do cotidiano de quem trabalha nesta atividade, mas que são desconhecidos do público geral. Podemos citar como exemplos os termos micropavimento, análise granulométrica e fresagem — assunto do texto de hoje. Você sabe o que é fresagem? Já ouviu falar nisso?

Na sequência, a Britagem Vogelsanger explica tudo que você precisa saber a respeito desta que é uma das etapas mais importantes quando o assunto é restauração de pavimento asfáltico. Você irá aprender o que é fresagem, para que ela serve e ainda como ela é feita.

Continue a leitura e confira!

 

O que é fresagem?

Muito utilizada em obras de restauração de pavimentos asfálticos, a fresagem é o processo de corte, raspagem ou desbaste de uma ou mais camadas do asfalto. A fresagem é realizada antes dos outros processos, removendo a parte do asfalto que está defeituosa e praticamente sem função estrutural, bem como com sua capacidade de rolamento comprometida (fissuras, trincas, panelas, afundamentos). O processo de fresagem poder ser feito em toda a pista ou também apenas em pequenos pontos isolados.

Existem diferentes tipos de fresagem, que são categorizados de acordo com a espessura de corte, ou seja, o quão fundo ele é, sendo que:

  • A fresagem superficial, como o próprio nome sugere, atinge apenas a superfície do pavimento;
  • A fresagem rasa atinge as camadas superiores do pavimento, podendo chegar até a camada de ligação, dependendo do caso;
  • E a fresagem profunda é a que vai mais fundo no pavimento, chegando a atingir até a sub-base do pavimento asfáltico.

 

Para que ela serve?

Agora você já sabe o que é fresagem e o que ela faz no pavimento, mas, afinal de contas, por que é tão importante que ela seja feita antes de outras etapas de restauração? É simples: porque a fresagem retira o pavimento antigo e danificado, deixando o local preparado para a nova aplicação de concreto betuminoso usinado a quente, o asfalto.

Isso porque não basta apenas que uma nova camada de asfalto seja aplicada por cima da camada existente. É preciso removê-la, para que as patologias sejam removidas também, e só depois disso aplicar as novas camadas. Isso evita problemas como desníveis ao longo da pista e baixa vida útil do novo pavimento.

Como é feita?

A fresagem é feita com a utilização de um equipamento chamado fresadora. Este equipamento pode variar de tamanho e sua escolha depende do tipo de obra e da quantidade de asfalto que será removida.

Elas contam com uma peça chamada de tambor de corte. É ele que, efetivamente, faz a fresagem. O tambor, por sua vez, é composto por ferramentas de corte conhecidas como bits. Dependendo do tipo de tambor, o espaçamento entre os bits é diferente, proporcionando resultados distintos. É com o giro do tambor que a fresagem ocorre, removendo o asfalto danificado.

As fresadoras possuem ainda uma lança, que, através de uma correia transportadora, jogam o material fresado direto na caçamba do caminhão. Após a fresagem se faz uma varredura na pista, para que ela fique efetivamente pronta para receber a nova camada de asfalto.

 

E aí, aprendeu o que é fresagem? Curtiu o texto e saber mais sobre este assunto? Caso tenha gostado e queira receber mais, siga a Britagem Vogelsanger no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
    Joinville Palhoça