fbpx
MENU
reforço do subleito 08/10/2020

Entenda a importância do reforço do subleito

Obras de pavimentação exigem a execução de diversos processos longos e complexos — e isso não à toa: não é fácil fazer com que o pavimento tenha alta qualidade, durabilidade e a resistência necessária. Um desses processos é algo que chamamos de reforço do subleito, a respeito do qual a Britagem Vogelsanger fala neste texto.

Na sequência, você poderá entender o que é reforço do subleito, ver como ele é feito e, por fim, saber por que ele é tão importante em uma obra de pavimentação asfáltica. A Britagem Vogelsanger executa várias obras de pavimentação, sendo o reforço do subleito um dos principais serviços realizados por nós. Por isso, não existe lugar melhor para aprender sobre o assunto que aqui.

Continue a leitura e confira!

 

O que é reforço do subleito

Para compreender o que é reforço do subleito, é preciso saber que obras de pavimentação passam por 4 etapas. A mais superficial, ou seja, aquela em que os veículos trafegam, é chamada de revestimento, que pode ser em CBUQ, paver, entre outros. Ela é a responsável por receber os impactos diretos causados pelo tráfego. 

No entanto, como esses impactos podem ser muito intensos dependendo do caso, é preciso que existam outras camadas abaixo do revestimento que ajudam a absorver os impactos e as cargas a que são submetidos. As que vêm logo abaixo dele são, em ordem respectiva, a base e a sub-base. Elas também recebem impactos e cargas, porém com menos intensidade que o revestimento.

Abaixo dessas três camadas existe o subleito. Ele nada mais é que o próprio solo natural existente no local. Em uma obra de pavimentação, este subleito precisa ser preparado para absorver as camadas de cima, dando o suporte necessário para isso. Caso este subleito não tenha a capacidade de suporte necessária, aí sim se faz necessário o reforço do subleito, que pode ser feito de várias maneiras, desde a substituição do solo, acréscimo de material pétreo, entre outros.

Um subleito com boa capacidade de suporte pode gerar economia na obra, diminuindo a espessura das camadas subsequentes.

Desta forma podemos considerar que o reforço do subleito é a atividade pela qual o subleito passa para melhorar sua capacidade de suporte de cargas.

 

Por que o reforço do subleito é tão importante?

Para garantir que o reforço do subleito seja feito corretamente, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) tem uma norma que regulariza os processos adequados para a execução do serviço. A norma tem mais de 7 páginas e lista outras 16 normas que devem ser conhecidas para que todos os detalhes sejam feitos da maneira correta.

Toda essa complexidade para a elaboração do serviço já mostra, por si só, que ele é muito importante. Mas você sabe por quê? A resposta é simples: ele é quem traz esse primeiro reforço para o solo. Sem ele, assim como todas as outras camadas da pavimentação, diversos problemas podem aparecer, sem falar na economia que pode gerar pela diminuição das camadas de material pétreo e asfáltico.

Basicamente, o reforço do subleito é altamente importante porque ele é um dos elementos que garantem a economia, estabilidade e o sucesso da pavimentação no geral.

 

E se você precisa de um serviço de pavimentação de altíssima qualidade, incluindo um bom reforço do subleito e todo o resto que é necessário, você pode contar com a Vogelsanger! Nós temos muitos anos de experiência e estamos prontos para a execução desta e de diversas outras obras de infraestrutura. Entre em contato e saiba mais!

 

Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo conteúdo, não deixe de seguir a Britagem Vogelsanger no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI