fbpx
MENU
laboratório de testes próprio 06/02/2020

A Vogelsanger conta com laboratório de testes próprio!

Aqui na Britagem Vogelsanger, nós trabalhamos com uma gama de produtos e de serviços consideravelmente ampla. Entre eles, podemos citar a produção de diferentes tipos de brita, a locação de britadores e a realização de pavimentações urbanas. No entanto, a atuação da empresa vai além: para que todo o resto seja feito dentro das normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis, nós contamos com um completo e moderno laboratório de testes, para a realização dos mais variados ensaios.

Dessa forma, nós somos capazes de garantir segurança e qualidade para todos que fazem uso de nossos produtos e serviços. Para mostrar mais detalhadamente como funcionam as operações do nosso laboratório de testes, nós preparamos este texto. Continue a leitura em seguida e conheça cada um dos ensaios que são feitos em nosso laboratório!

Laboratório de testes próprio Vogelsanger — os ensaios que fazemos

Através de ensaios feitos internamente ou in loco, o nosso laboratório de testes tem como finalidade garantir o controle tecnológico da produção. É dessa forma que nós confirmamos se os materiais produzidos estão de acordo com as normas e, caso necessário, fazemos ajustes para que eles se enquadrem nas mesmas.

Para atestar diferentes características, os ensaios são os mais variados. Acompanhe abaixo o que nós fazemos por aqui:

CBR — Índice Suporte Califórnia

O ensaio de Capacidade de Suporte Califórnia (CBR) foi concebido pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Califórnia (USA) para avaliar a resistência dos solos. No ensaio de CBR, é medida a resistência à penetração de uma amostra saturada compactada segundo o método Proctor.

O ensaio do Índice de Suporte Califórnia foi padronizado no Brasil pela ABNT com a NBR 9895/87.

Teor de umidade

A umidade do solo, ou teor em água, é definida como a relação entre a massa de água contida em uma amostra de solo pela massa de solo seco, sendo expressa em quilogramas de água por quilogramas de solo. O conhecimento da umidade do solo é de fundamental importância, pois indica em que condições hídricas ele se encontra.

Determinação da Massa Específica Aparente “in situ”

Este ensaio é feito para calcular o grau de compactação do solo. Por aqui, a norma que o regulariza é a NBR 7185-1986 – Solo – Determinação da massa específica aparente, “in Situ”, com emprego do frasco de areia.

Determinação da Densidade Real e Aparente dos Materiais

Medir a densidade serve para ver se ela está dentro do previsto e se o material utilizado é realmente puro. A diferença entre as duas é que a densidade real é medida no vácuo e a densidade aparente é medida no ar.

Projetos e controle de Base de Brita Graduada Simples

Brita graduada é a camada de base ou sub-base, composta por uma mistura em usina de produtos de britagem, apresentando granulometria contínua, cuja estabilização é obtida pela ação mecânica do equipamento de compactação.

Análise Granulométrica dos agregados pétreos produzidos

É feita para atestar a granulometria dos agregados pétreos que fazemos, definindo em qual categoria de agregados cada um se encaixa. Pode ser feita com peneiramento e também sedimentação.

Projetos de Concreto Betuminoso Usinado a Quente

No projeto de misturas asfálticas, determinam-se os tipos de agregados escolhidos (graúdo, miúdo e fíler), a faixa granulométrica utilizada, o tipo e o teor de ligante. A dosagem é a obtenção da correta proporção dos materiais que serão utilizados em uma determinada mistura. 

O método de dosagem Marshall é o mais difundido e utilizado no mundo. Este método foi desenvolvido no Mississipi Highway Department por Bruce Marshall em 1939.

Teor de Betume de misturas asfálticas com o aparelho Rotarex e Soxhlet

O teor de betume de uma mistura asfáltica determina se ela está adequada para aplicação. Tanto o Rotarex quanto o Soxhlet são aparelhos extratores que podem ser utilizados. Caso o teor não esteja dentro do desejado, exsudações, escorregamento de massa, buracos e trincamento por fadiga são alguns dos problemas que podem acontecer.

Determinação da Temperatura do concreto betuminoso usinado

O controle de temperatura das misturas asfálticas usinadas é de grande importância no aspecto da qualidade antes do lançamento da mistura asfálticas na pista. Isso porque a temperatura afeta o teor ótimo de asfalto, o grau de envelhecimento e absorção do asfalto, a estrutura do agregado e a densidade da mistura compactada, que, por sua vez, afetam o desempenho da mistura asfáltica.

Ensaio de Marshall (Estabilidade e Fluência)

Estabilidade – É a medida de sua capacidade de suportar os carregamentos oriundos do tráfego sem sofrer deformações plásticas permanentes e irreversíveis.

Fluência – Medida da flexibilidade do CAUQ, por esta razão um baixo valor indica mistura seca e quebradiça, enquanto um valor alto reflete um material macio e plástico.

É através do já citado Ensaio de Marshall que essas medidas são feitas.

Determinação do Grau de Compactação in loco

Ensaio realizado com o aparelho sonda rotativa. Com esse aparelho, são retirados corpos de prova do CAUQ aplicado na pista para verificação do grau de compactação — que deve ser no mínimo 97% — e do volume de vazios, que deve ter porcentagem mínima de 3% na pista e máxima de 7% na camada de rolamento.

Determinação das deflexões do pavimento com o aparelho Viga Benkelman

Na engenharia, a deflexão é definida como o grau em que um elemento estrutural é deslocado sob uma carga. Para determinar a deflexão específica de um pavimento, nós utilizamos o equipamento mais difundido no Brasil e no mundo para este teste: a Viga Benkelman.

É muito melhor confiar em uma empresa que realiza seus próprios ensaios em um laboratório de testes para ter certeza da qualidade dos produtos e serviços que está entregando, não concorda? Aqui na Britagem Vogelsanger, isso é uma regra.

Se você quer contar com uma empresa séria e comprometida, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI