fbpx
| Joinville (47) 3459.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
02/09/2019

CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE BRITA E PARA QUE SÃO UTILIZADOS

Indispensáveis na construção civil e utilizadas como uma das matérias-primas do concreto, as britas são fragmentos de rochas maiores, resultantes da extração por detonação. Após este primeiro passo, os fragmentos passam por um processo conhecido como britagem. É nele que há a trituração em diferentes tamanhos, dando origem aos diversos tipos de brita.

Entender a diferença entre os tipos de brita e para que cada um deles é usado é essencial para saber o que deve ser comprado em cada situação e fazer a escolha correta. Pensando nisso, a Vogelsanger preparou um texto explicando as diferenças. Continue a leitura abaixo e confira!

OS TIPOS DE BRITA

Antes de descrever os tipos de brita, é importante destacar que a divisão é feita de acordo com a granulometria e classificada com base em determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Ministério de Minas e Energia (MME).

BRITA 0 (PEDRISCO)

Também chamada de pedrisco, a brita 0 é — logo após o pó de brita — a menor entre os tipos, tendo malha entre 4,8 mm e 9,5 mm. Seu principal uso é para a produção de blocos de concreto e lajes pré-moldadas, além de vigas, vigotas, tubos e paralelepípedos.

BRITA 1

A brita 1, por sua vez, se destaca por ser utilizada em muitas obras de grande porte e estar entre os tipos mais procurados por construtoras. Sua granulometria tem aproximadamente o dobro do pedrisco, indo de 9,5 mm a 19 mm. Colunas, vigas e lajes estão entre os materiais fabricados com ela.

BRITA 2

Com malha entre 19 mm e 25 mm, a brita 2 já é um pouco maior e é — normalmente — o maior tipo de brita usado em processos normais de construção. Ela é recomendada para construções que suportam mais peso e exigem um concreto mais resistente. Exemplos que podem ser citados são as fundações e pisos de concreto de maior espessura.

BRITA 3

Como citamos no item anterior, a brita 3 é o primeiro tipo considerado grande demais para fazer parte de um processo normal de construção (como a fabricação de concreto). Com uma granulometria que vai desde os 25 mm até os 50 mm, pode ser muito observada em obras de base, incluindo instalação de drenos, nivelamento ferroviário e aterramento.

BRITA 4 (PEDRA DE MÃO)

A brita número 4 pode ser aplicada no reforço de subleito de pistas de tráfego intenso e — assim como a anterior — lastros de ferrovias. Elas também podem ser utilizadas em fossas sépticas, sumidouros e ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto). Tem as suas dimensões compreendidas entre 50 mm e 76 mm.

A Vogelsanger trabalha produzindo todos estes tipos de brita, além de outros produtos para construções. Você pode conferir tudo que nós temos disponível neste link. Encontre o ideal para a sua obra e conte com a gente!

E se você gostou deste texto e quer receber mais conteúdos, siga a Vogelsanger nas redes sociais! Nós estamos no Facebook e no Instagram.

Receba nossas novidades em seu e-mail

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
Joinville Palhoça
MENU