fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
tipos de pavimento 08/06/2020

Conheça os diferentes tipos de pavimento!

Pavimentos estão entre os assuntos mais tratados aqui no blog da Britagem Vogelsanger. E isso não é à toa: a pavimentação de vias, estacionamentos e pátios está entre nossos principais serviços. De pavimentos nós entendemos. E foi pensando nisso, e em esclarecer mais dúvidas comuns, que nós preparamos um texto inteiramente dedicado a explicar e a diferenciar os tipos de pavimento existentes.

Na sequência, nós relembramos conceitualmente o que são os pavimentos e, em seguida, apresentamos e diferenciamos os tipos de pavimento. Continue a leitura do texto abaixo e confira!

O que são pavimentos

Dentro da esfera da engenharia, pavimentação é uma base composta por uma ou mais camadas sobrepostas com materiais específicos (argila, pedra, entre outros). O objetivo das múltiplas camadas de um pavimento é que cada uma delas trabalhem de maneira específica, tendo uma camada de suporte, uma drenante, uma de rolamento; melhorando, assim, aspectos de durabilidade e melhorando consideravelmente o fluxo de veículos e pessoas. Pavimentos são parte importantíssima em um processo de construção, já que são eles que permitem a circulação veicular e humana.

A quantidade de camadas e o tipo de pavimento que será aplicado são fatores que devem ser definidos levando em consideração algumas características do terreno utilizado. A capacidade de suporte, a média do fluxo, o tipo de tráfego e até mesmo o clima do local são alguns dos exemplos que devem ser considerados. É importante que até detalhes mínimos sejam avaliados, visto que eles podem influenciar o resultado do pavimento, bem como sua qualidade e durabilidade.

Diferentes tipos de pavimento

Tendo relembrado o que são pavimentos, chegamos ao assunto principal: os diversos tipos de pavimento. Eles são três. Acompanhe:

Pavimento rígido

Começamos com os pavimentos rígidos. Eles são os famosos pavimentos de concreto, que podem ser observados mais comumente em estradas estadunidenses e europeias.

Entre todos os tipos de pavimento, o pavimento rígido se destaca por ser o que exige menor reincidência de manutenção. Ele tem alta resistência e é capaz de suportar as cargas mais pesadas que uma via costuma receber, tudo isso sem apresentar deformações. Como uma consequência destes fatores, o pavimento rígido é também o de maior custo de produção, entretanto com menor custo de manutenção ao longo do tempo.

No Brasil, em função do elevado custo de produção, este tipo de pavimento é pouco utilizado em rodovias. Utiliza-se somente em casos específicos.

Pavimento semirrígido

Este tipo é uma espécie de meio termo entre o pavimento rígido e o flexível. Isso porque a base dele é cimentada, tendo como exemplo a BGTC (Brita Graduada Tratada com Cimento), assim como no pavimento rígido, e seu revestimento é flexível, ou seja, um CBUQ.

Quando o assunto é a realidade brasileira, ele é a opção mais recomendada para exercer as funções do rígido, visto que ele também é resistente,  mas com um custo de produção um pouco mais baixo. É muito utilizado quando faz-se necessário melhorar índices deflectométricos da camada de base.

Pavimento flexível

Por fim, o pavimento flexível. Ele é, com certeza, o exemplo mais observado por aqui. Isso porque ele nada mais é que o pavimento asfáltico; o popular asfalto. Ainda que não possua as mesmas características de resistência do pavimento rígido quando comparado com as mesmas espessuras (e, por isso, seja, muito mais barato e viável que os outros tipos), o asfalto cumpre o seu papel com maestria quando o projeto é bem feito.

Uma grande vantagem do pavimento flexível, é a altíssima facilidade de manutenção. Enquanto o pavimento rígido é feito com placas de concreto e exige que haja a substituição de toda a placa e ainda muitas vezes com manutenções nas barras de transição, o asfalto permite que apenas o local desgastado receba intervenção  em um processo que pode ser feito inclusive com o asfalto frio. Isso facilita e reduz os custos nos casos de remendos pontuais.



E você, já conhecia todos os tipos de pavimento, ou pelo menos algum? Aqui na Britagem Vogelsanger, nós trabalhamos com pavimentos flexíveis, fazendo a pavimentação asfáltica de diversos locais, sempre com o menor prazo e a maior qualidade. Entre em contato com a nossa equipe hoje mesmo e veja o que podemos fazer por você!

Receba nossas novidades em seu e-mail

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
Joinville Palhoça