fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
emulsão asfáltica 06/09/2021

O que é emulsão asfáltica?

O asfalto no formato que conhecemos não é a única solução com base no Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP). Além do asfalto frio, sobre o qual já falamos em outro texto, ainda existe a emulsão asfáltica, uma alternativa que pode ter aplicações das mais diversas, sendo ideal para várias superfícies.

Aqui na Britagem Vogelsanger, nós somos especialistas em asfalto, e estamos sempre buscando trazer informação de qualidade sobre o material. Foi pensando nisso que nós preparamos este texto. Na sequência, você descobrirá o que é emulsão asfáltica, para que ela serve, suas vantagens e até mesmo como aplicá-la.

Acompanhe!

 

O que é emulsão asfáltica? Para que serve?

Basicamente, emulsão asfáltica é o nome dado a um composto formado por um material betuminoso emulsionado em água com o auxílio de aditivos dispersantes. Entrando em uma definição mais técnica, diretamente ligada à física e à química, emulsões são o que ocorre quando dois materiais que não se misturam por natureza são envolvidos e formam um só — neste caso, o material betuminoso e a água.

Sua principal utilidade é a de impermeabilização. Na área de pavimentação é utilizada para impermeabilizar a camada de base, mas este material também pode ser aplicado na construção civil para impermeabilizar elementos de fundação e, dependendo do caso, até mesmo nas camadas de base de áreas internas, como banheiros e sacadas.

Ela é utilizada como impermeabilizante pois, além de evitar que materiais diversos atravessem a superfície em que é aplicada, ela ainda tem alta aderência e uma ótima resistência contra a ação de elementos químicos.

 

Vantagens

A capacidade de impermeabilização, a aderência e a resistência são as principais vantagens e características da emulsão asfáltica, por isso o uso da mesma sobre uma base de brita graduada é tão importante em um serviço de pavimentação. A emulsão asfáltica aplicada sobre a base melhora a sua resistência principalmente em relação à água, maior inimigo de um pavimento.

Para a aplicação em construção civil há uma grande facilidade na aquisição e aplicação deste material, facilmente encontrado em lojas de material de construção.

No caso de uso na pavimentação, a emulsão é comprada em grande quantidade e estocada em tanques.

 

Como aplicá-la?

No caso da pavimentação a emulsão asfáltica é transferida do tanque de estocagem para um caminhão chamado de espargidor. Este caminhão dispõe de um tanque onde o material é aquecido antes de sua aplicação.

Para aplicação, a base de brita graduada deve estar limpa e livre de sujeiras diversas, para que o produto possa penetrar na superfície.

O caminhão espargidor dispõe de dois dispositivos para a aplicação da emulsão asfáltica. O primeiro é a barra de dispersão. Esta barra fica na traseira do caminhão e a medida que o caminhão vai andando sobre a base o material vai sendo aspergido, cobrindo toda a área por onde o caminhão passa.

Há ainda o segundo dispositivo chamado de caneta, onde manualmente o aplicador aciona uma espécie de bomba e com a caneta vai pintando a superfície. Este dispositivo é geralmente utilizado em pontos onde há dificuldade da barra do caminhão atingir.

Em média, 72 após depois desse processo, você já pode realizar testes de qualidade. Uma vez que estiver comprovada, basta dar sequência na aplicação da camada final de revestimento asfáltico.

 

E você, já tinha ouvido falar em emulsão asfáltica? Sabia que ela é tão acessível? Caso tenha gostado das informações deste texto e queira receber mais, é só seguir a Britagem Vogelsanger no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
    Joinville Palhoça