fbpx
| Joinville (47) 99119.9932 | Palhoça (48) 99141.9978
MENU
temperatura na pavimentaçao asfaltica 11/03/2022

A influência da temperatura na pavimentação asfáltica

A pavimentação asfáltica é o processo de revestimento de vias urbanas como ruas, avenidas e rodovias. Ela é feita com uma mistura de agregados e ligantes asfálticos. O pavimento se trata de uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construída sob a superfície final de terraplanagem.

Eles são construídos para resistir aos esforços originados do tráfego e às ações climáticas, proporcionando aos usuários melhorias nas condições de uso das vias urbanas. Por isso, é fundamental que o seu processo seja feito com qualidade e dentro das normas vigentes. Nesse caso, é importante entender a influência da temperatura na pavimentação asfáltica. Confira!

Entenda como é feita a pavimentação asfáltica

A pavimentação asfáltica é feita com o uso de material derivado de Petróleo denominado CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), em conjunto com materiais pétreos e outros aditivos que podem ser usados na mistura para formar o asfalto CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). 

Existem diversos tipos de pavimentos (rígidos, semi-rígidos e flexíveis), a pavimentação asfáltica faz parte dos flexíveis, ou seja, a carga é distribuída de forma praticamente uniforme por todas as camadas, graças à deformação elástica que o pavimento sofre quando recebe peso exercido pelo tráfego de veículos em cima de sua superfície.

A sua camada mais superficial é chamada de revestimento. É ela que leva os ligantes asfálticos betuminosos, que possuem as propriedades mais características dessa pavimentação: baixa reatividade, impermeabilidade à água e adesividade termoviscoplástica.  

Quantas camadas são necessárias para a pavimentação asfáltica?

São necessárias quatro camadas durante esse processo, veja as etapas da pavimentação asfáltica:

Sub-leito: É o terreno natural do local onde será feita a via, que pode ou não receber algum tipo de reforço, até mesmo com material pétreo.

Sub-base: Há elementos granulares compostos em sua estrutura, podendo ou não ter um elemento ligante para a formação da granulometria do material.

Base: A base recebe o peso das camadas superiores e distribui para a sub-base. Portanto, na aplicação desta camada o asfalto deverá ser resistente a impactos mecânicos.

Revestimento asfáltico: É a camada superior, que está em contato direto com os pneus dos automóveis.

Como a temperatura na pavimentação asfáltica afeta esse processo?

É fato notório a influência da temperatura na pavimentação asfáltica, no comportamento dos pavimentos que utilizam o concreto asfáltico como material de revestimento. Pela sua própria composição: pedra britada, asfalto e “filler”, a tendência é que o concreto asfáltico modifique seu comportamento mecânico, de acordo com a temperatura que sua massa apresenta.

O asfalto, que possui propriedades que dependem da temperatura, transmite ao concreto asfáltico essa dependência. Assim, o comportamento mecânico deste material, pode ser classificado como termo visco-elástico, ou seja trata-se de um material visco-elástico, cujas curvas tensão-deformação variam com a temperatura.

Quais os principais problemas?

O principal problema  da temperatura na pavimentação asfáltica é o de “amolecimento” do concreto asfáltico, que devido a altas temperaturas do ar e absorção de radiação solar, se aquece muito e se deforma  mais sob a ação das cargas do tráfego. 

Por conta dos transtornos que podem ser gerados em razão da temperatura na pavimentação asfáltica, dependendo do clima no dia e local em que esteja sendo realizada, o tempo de endurecimento do asfalto muda e, com isso, todos os processos devem ser avaliados e adaptados, se necessário.

A temperatura de aplicação da massa asfáltica também é importante, uma vez que para que a massa atenda a sua compactação solicitada por norma, deve atender aos parâmetros mínimos, dando assim uma vida útil ao pavimento de acordo com o projetado.

Quer saber mais sobre asfaltos? Acesse nosso blog e fique por dentro de todos os assuntos relacionados!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI