fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
bica corrida 25/11/2020

Bica corrida: o que é e onde é utilizada?

Já faz um tempo que falamos sobre cada um dos tipos de brita em nosso blog. Em diversos outros textos, a Britagem Vogelsanger te mostrou o que é e para que serve a brita 3, a brita 2, o pedrisco e o pó de brita. Neste texto, o assunto é a bica corrida — que possui algumas diferenças fundamentais em relação aos tipos já citados.

Na sequência, você poderá entender o que é a bica corrida, além de ver, em detalhes, onde ela costuma ser utilizada. Continue a leitura e confira!

 

O que é bica corrida?

Lembra que falamos que a bica corrida possui diferenças fundamentais quando comparada a outros tipos de brita? É mostrando essa diferença que temos a melhor forma de explicar o que ela é. Como você deve saber, outros tipos de brita têm granulometrias definidas, sendo:

  • Pó de brita: até 4,75 mm;
  • Pedrisco: 4,8 mm a 9,5 mm;
  • Brita 1: 9,5 mm a 19 mm;
  • Brita 2: 19 mm a 25 mm;
  • Brita 3: 25 mm a 50 mm;
  • Brita 4: 50 mm a 76 mm.

A bica corrida, por sua vez, não tem dimensões exatas definidas. Isso porque ela não é um tipo de brita como os outros citados; ela é um conjunto de britas. As britas 3, 2 e 1, além do pedrisco e do pó de brita, se unem para formar o “mix” que chamamos de bica corrida.

A produção também tem uma particularidade sutil que acaba fazendo toda a diferença para o resultado. Enquanto os outros tipos de brita passam por um processo de peneiramento — o que garante que a granulometria seja respeitada —, a bica corrida não. Por ser um conjunto de vários tipos, ela é obtida diretamente do britador, sem nenhum controle granulométrico específico.

 

Onde ela é utilizada?

Agora que você já sabe o que é a bica corrida, é importante que saiba também as obras em que ela costuma ser utilizada. Por ter uma granulometria muito variada, uma vez que não há controle sobre isso, ela não pode ser aplicada em contextos que exijam este tipo de processo e controle.

Sabendo disso, veja onde a bica corrida é usada:

 

Base de pavimentos rígidos e flexíveis

Um assunto sobre o qual nós já falamos algumas vezes por aqui é a pavimentação. Ela é composta por quatro camadas, sendo uma delas a base. O próprio nome já sugere: ela é a camada que serve como base para que o revestimento seja aplicado em cima. Ela também é a responsável por transmitir o impacto recebido pelo revestimento para as camadas mais profundas — aliviando o efeito desses impactos no revestimento.

Como a bica corrida encaixa na faixa granulométrica da brita graduada, em muitos casos ela é utilizada para compor esta camada.

 

Sub-base de pavimentos rígidos e flexíveis

Outra aplicação muito comum da bica corrida é na sub-base de pavimentos — o que deixa muito claro que as obras de pavimentação são o uso mais comum deste tipo de material. Ela é uma espécie de reforço da base, recebendo as cargas e continuando a transmissão, dessa vez para o reforço do subleito.

Da mesma forma que acontece na base, na sub-base pode-se utilizar bica corrida, neste caso quando possuir uma granulometria maior, predominante mais próxima da brita 3.

 

E você, já conhecia a bica corrida? Sabia para que ela serve? Este tipo de material é um dos que nós produzimos aqui na Britagem Vogelsanger, assim como todos os outros. Acesse a nossa página de produtos e veja tudo que nós podemos fornecer para sua obra!

Se tiver gostado do texto e quiser receber mais conteúdo, não deixe de nos acompanhar no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
    Joinville Palhoça