fbpx
MENU
14/01/2020

Saiba o que é pavimentação asfáltica

Em sua definição mais básica, pavimentos são revestimentos sobre uma superfície. São formados por camadas de materiais específicos, com o objetivo de distribuir as cargas que recebem, sejam elas de pessoas ou de veículos. Podemos encontrar diversos tipos de pavimentos pelas ruas, incluindo a pavimentação asfáltica, sendo este utilizado em larga escala em rodovias do mundo inteiro.

E é exatamente sobre pavimentação asfáltica que a Vogelsanger preparou um texto detalhado para você. Nele, falaremos um pouco mais sobre este tipo de pavimentação, explicando com maiores detalhes sobre sua definição, bem como as camadas que compõem e são necessárias para este tipo de pavimento. Se você quer saber sobre este tipo de pavimentação, que aliás é o mais utilizado em todo o país, acompanhe o restante do texto abaixo!

O que é pavimentação asfáltica

Como o próprio nome já sugere, a pavimentação asfáltica se trata do pavimento feito com o uso de material derivado de Petróleo denominado CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), juntamente com materiais pétreos, além de outros aditivos que podem ser empregados na mistura para formar o famoso asfalto, também conhecido como CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). Dentro das diferentes classificações de pavimentos existentes (rígidos, semi-rígidos e flexíveis), a pavimentação asfáltica faz parte dos flexíveis.

Em outras palavras, pode-se dizer que a carga é distribuída de forma praticamente uniforme por todas as camadas, graças à deformação elástica que o pavimento sofre quando recebe peso exercido pelo tráfego de veículos em cima de sua superfície.

É a sua camada mais superficial, chamada de revestimento, que leva os ligantes asfálticos betuminosos, os quais possuem as propriedades mais características dessa pavimentação: baixa reatividade, impermeabilidade à água e adesividade termoviscoplástica.

Camadas da pavimentação asfáltica

Revestimento

Como já citamos brevemente acima, o revestimento é a camada mais superficial do pavimento asfáltico. É ele que vemos quando olhamos para uma estrada asfaltada. Sua função é receber, absorver e resistir aos primeiros impactos causados pelos veículos que transitam por ele e, em seguida, transmiti-los para as outras camadas.

Além disso, é o revestimento que proporciona melhores ou piores condições de tráfego aos veículos, de acordo com a qualidade da construção e com a frequência de manutenção.

Base

Seu nome já sugere: esta camada serve como base para a construção do revestimento. Ela é a primeira a receber os impactos vindos do revestimento e é quem continua o trabalho de transmissão para as camadas mais profundas. 

Nesta camada utiliza-se brita graduada, que é uma mistura de produtos de britagem de rocha que nas proporções adequadas, resulta no enquadramento em uma faixa granulométrica contínua que, corretamente compactada, resulta em um produto final com propriedades adequadas de estabilidade e durabilidade.

Sub-base

Nada mais é que um reforço da base, feita para que a camada acima não seja construída diretamente após o reforço do subleito, além disso previne o bombeamento do solo do subleito para a camada de base — última camada da pavimentação asfáltica. Nesta camada utiliza-se materiais também resultados de britagem de rocha, entretanto com granulometria diferente da camada de base.

Reforço do subleito

Para falarmos a respeito do reforço do subleito, é preciso primeiramente definir o subleito em si. Ele é o próprio solo, o terreno por onde a estrada em questão passa. O reforço do subleito, por sua vez, é a primeira camada da pavimentação asfáltica, a que vai logo acima do subleito, do solo e logo abaixo da sub-base.

A função do reforço do subleito é justamente fazer com que o terreno esteja preparado e tenha mais capacidade de carga para receber as camadas subsequentes e o tráfego dos veículos.

Entendeu o que é, como funciona e quais são as camadas da pavimentação asfáltica? Este processo está entre os serviços prestados por nós aqui na Vogelsanger! Se você quer saber ainda mais a respeito dela e de outros serviços relacionados, siga nossas redes sociais e continue recebendo conteúdo! Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram.

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI