fbpx
MENU
pedrisco 31/03/2020

Pedrisco: para que este tipo de brita é utilizado?

Nós já falamos em alguns de nossos textos sobre os tipos de brita e as aplicações de cada um deles de uma maneira mais geral. Hoje, no entanto, a Britagem Vogelsanger dedica todo um texto para falar especificamente sobre o pedrisco. Sendo um dos tipos de brita que nós mais produzimos por aqui, ele está presente em muitas construções de todos os tamanhos ao redor do país.

Se você quer aprender um pouco mais sobre o pedrisco, incluindo o que exatamente ele é, além de um tipo de brita, e para que ele é utilizado, este texto que a Britagem Vogelsanger preparou foi feito pensando em você. Saiba mais sobre o pedrisco lendo o restante do texto abaixo! 

O que é pedrisco

Como citamos na introdução, o pedrisco é um tipo de brita. Também chamado de brita 0, ele é o primeiro tipo que aparece na classificação, logo após o pó de brita. As dimensões deste primeiro tipo de brita são muito pequenas, sendo que sua granulometria vai de 4,75 a 12,5mm. Por ter um tamanho reduzido, ele é utilizado como agregado em diversos tipos de aplicação, sendo o pedrisco um dos tipos de brita mais procurados.E isso não é à toa: como você poderá ver em seguida, os materiais fabricados com ele estão entre os principais da construção civil.

Para que este tipo de brita é utilizado?

Se você já estava se perguntando, acompanhe na sequência quais são as aplicações mais recorrentes da brita 0, ou pedrisco:

Blocos de concreto

A primeira aplicação que precisamos citar do pedrisco é a de agregado para a produção dos blocos de concreto. Estes materiais são, como o próprio nome sugere, peças de concreto feitas com o formato de blocos. Eles podem ser usados em pavimentação, vedação vertical e, em alguns casos, também estrutural.

Graças ao fato de facilitarem e agilizarem todo o processo de uma obra, blocos de concreto são peças cada vez mais utilizadas, o que faz deles a principal aplicação do pedrisco.

Lajes pré-moldadas

As lajes pré-moldadas, por sua vez, também são bem comuns, comprovando mais uma vez a importância do pedrisco. Constituídas por vigotas de concreto e lajotas (tavelas) de concreto ou de cerâmica, elas são elementos estruturais que disseminam a carga recebida do restante da construção para as vigas e para os pilares.

Algumas das grandes vantagens delas são a agilidade que dão ao andamento da obra, a diminuição das etapas de produção, a redução da mão de obra e a facilidade na execução. A função da brita 0 aqui é a mesma do anterior: servir de agregado para a produção dos concretos utilizados.

Vigas

Por fim, o último exemplo de aplicação que trouxemos são as vigas de concreto. Altamente importantes nas funções estruturais de uma obra, as vigas são estruturas retas e horizontais sobre as quais pesos de outros componentes são repousados. Basicamente, o material é indispensável para garantir a resistência tanto de construções simples quanto complexas.

Gostou de saber para que o pedrisco é utilizado? Ele está entre os produtos fabricados aqui na Britagem Vogelsanger! Se quiser continuar recebendo conteúdo como este, acompanhe- nos no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI