fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
pó de brita 21/02/2020

Conheça as aplicações do pó de brita

Também conhecida como pedra britada, a brita é como chamamos algumas pedras (granito, gnaisse, calcário e basalto, por exemplo) quebradas em pequenos fragmentos de tamanhos dos mais variados. Posteriormente, a brita é usada em diversos setores da construção civil, na maioria das vezes como agregado para a produção de concreto. Com uma classificação que varia de acordo com os tamanhos, a brita tem como um de seus tipos o pó de brita, assunto do texto abaixo.

Se você quer entender melhor o que é o pó de brita e, principalmente, suas aplicações, este conteúdo que a Vogelsanger preparou foi feito pensando especialmente em você. Continue a leitura em seguida e confira!

O que é o pó de brita

O pó de brita nada mais é que um dos tipos de brita resultantes da fragmentação de rochas maiores, obtidas após a extração por detonação. Outros tipos de brita são a brita 0 (também chamada de pedrisco), brita 1, brita 2, brita 3 e brita 4 (também conhecida como pedra de mão). Nós temos um texto dedicado inteiramente aos tipos de brita, o qual você pode ler por este link.

Cada um dos tipos de brita que citamos acima é categorizado de acordo com seu tamanho, ou sua granulometria. Como o próprio nome sugere, o pó de brita é o menor de todos eles, tendo uma malha de até 4,8 mm. Quando o fragmento ultrapassa esta granulometria, ele é considerado um pedrisco.

Cada tipo possui algumas aplicações específicas — e é exatamente por isso que eles são divididos assim. Veja na sequência os usos mais comuns dados para o pó de brita:

3 principais aplicações do pó de brita

1. Concretos com textura fina

Popular desde a década de 60 e nunca saindo de moda, o concreto aparente é uma opção muito interessante para quem quer apostar em espaços mais rústicos. Como o material fica exposto, é necessário dar uma aparência mais limpa a ele, o que é feito através do uso dos concretos com textura fina.

É para atingir essa textura que o pó de brita é recomendado como agregado na produção. A granulometria baixa do material — aliada a outros fatores — contribui para a obtenção da textura desejada.

2. Pré-moldados

Apresentando vantagens que incluem rapidez, qualidade e durabilidade, os pré-moldados já estão consolidados em obras de grande porte e crescendo cada vez mais em construções menores também. Trata-se de um material que é feito em um molde e é levado  ao canteiro já pronto. 

Também como agregado, o pó de brita é muito utilizado na produção de pré-moldados de concreto.

3. Argamassa para contrapisos

Contrapiso é uma camada que pode ser aplicada entre o concreto e o revestimento que virá por cima. Ela é uma transição que serve para nivelar e regularizar o solo em questão. Para aplicar o contrapiso, uma argamassa é utilizada. Ela, por sua vez, é mais uma que costuma levar o pó de brita em sua composição.

Entendeu as aplicações do pó de brita? Este produto está entre as soluções oferecidas pela Vogelsanger. Confira-o em nosso catálogo!

Receba nossas novidades em seu e-mail

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
Joinville Palhoça