fbpx
MENU
23/01/2020

O que é terraplenagem e para que ela serve?

Uma obra, qualquer que seja ela, é um processo complicado e que envolve uma quantidade grande de detalhes. Afinal, não basta simplesmente construir o projeto — um prédio, uma casa, uma estrada, enfim. É preciso realizar uma série de preparações, incluindo no terreno, como a terraplenagem.

Você provavelmente já ouviu falar neste termo e até tem uma ideia do que ele significa, mas não com muitos detalhes, não é mesmo? Pois não se preocupe! Neste conteúdo que nós preparamos hoje, a Vogelsanger te explica o que é terraplenagem, para que ela serve, as máquinas utilizadas e como fazê-la corretamente. Continue a leitura e confira!

O que é terraplenagem?

A definição de terraplenagem não foge do que o próprio nome da técnica sugere. O objetivo do processo é deixar um terreno plano. Na maioria dos casos, os terrenos que passam por uma terraplenagem são terras com declives que precisam ser alinhadas antes de qualquer outra ação.

A terraplenagem começa com uma limpeza e remoção de detritos do terreno em questão, o que pode incluir até mesmo restos de vegetação, para que só depois as máquinas cumpram seu trabalho, retirando a terra das partes mais altas do terreno e depositando-a nas mais baixas até que ele fique o mais plano possível.

Para que ela serve?

Deixar um terreno plano é uma ação de construção com um objetivo muito claro: fazer com que ele tenha todas as condições de receber uma obra. Os declives que citamos acima são imperfeições que podem prejudicar a estrutura construída, portanto é necessário eliminar a sua existência.

Somente com um terreno perfeitamente alinhado e plano é possível iniciar um projeto sem maiores riscos posteriores.

Como fazer uma terraplenagem e máquinas utilizadas

Ainda que a terraplenagem possa parecer simples a princípio — “bastando apenas mudar a terra de lugar” —, ela tem suas complexidades. Antes de colocar qualquer outra ação em prática, é preciso contar com o auxílio e a opinião de um profissional. Ele é quem avaliará o terreno, vendo o que pode ser feito e avaliando o tipo de solo. A partir disso, define-se as máquinas que serão usadas e o processo pode começar de fato.

A escavadeira é o equipamento utilizado para diminuir o nível de um local e obter o material necessário para um aterro. A carregadeira, por sua vez, é a responsável por carregar os materiais quando a quantidade removida pela escavadeira é muito grande. Pode-se ainda utilizar uma retroescavadeira, um equipamento mais versátil e que reúne as funções dos dois anteriores.

Por fim, são os rolos compactadores que adensam o material adicionado, fazendo com que a terra fique bem compactada. Existem diferentes tipos de rolos compactadores, variando entre o vibratório, o pneumático e o estático.

Vai fazer uma obra e está precisando de um serviço de terraplenagem? Pode contar com a Vogelsanger! Esse é mais um dos serviços que nós prestamos por aqui, trazendo qualidade e precisão para sua obra. Entre em contato conosco e faça um orçamento hoje mesmo!

E se gostou do conteúdo e quer receber mais, siga a Vogelsanger no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI