fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
análise granulométrica 23/12/2020

Análise granulométrica: o que é?

A produção de brita é um processo detalhado e minucioso. Como existem diferentes tamanhos de agregados, que devem ser separados durante a produção, é preciso ter atenção com essa divisão para que nenhuma classificação seja feita de forma equivocada ou aleatória. Entre outras coisas, é essa a função da análise granulométrica.

Se você nunca ouviu falar neste termo ou o conhece mas não sabe muito bem o que ele significa, não se preocupe. Neste texto, nós explicamos com mais detalhes o que é análise granulométrica e mostramos por que ela é tão importante. Antes disso, porém, definimos também o que é granulometria, para que não haja nenhuma dúvida a respeito do assunto.

Continue lendo e saiba mais!

 

O que é granulometria?

Granulometria é um conceito utilizado para definir as dimensões de agregados. Na maioria dos casos, é usado para falar dos componentes do solo, podendo também ser utilizado como uma unidade de medida para os diferentes tipos de brita. A granulometria é medida em milímetros, sendo que, no caso das britas, temos:

  • O pedrisco, ou brita 0, tem granulometria entre 4,8 e 12,5 mm;
  • A brita 1 tem granulometria entre 9,5 e 25 mm;
  • A brita 2 tem granulometria entre 19 e 31,5 mm;
  • A brita 3 tem granulometria entre 25 e 50 mm;
  • E a brita 4, também chamada de pedra de mão, tem entre 37,5 e 75 mm.

 

O que é análise granulométrica?

Análise granulométrica é o método usado para definir a dimensão de agregados, ou seja, determinar, em função do tamanho do fragmento de rocha, a devida classificação granulométrica do mesmo. Essa análise pode ser feita de duas formas: peneiramento e sedimentação.

A análise granulométrica por sedimentação é utilizada para analisar as dimensões dos diversos componentes de uma amostra de solo — visto que serve para determinar o percentual de grãos finos, como silte e argila. Este tipo de análise é utilizado basicamente para obras de terraplanagem, área em que a Britagem Vogelsanger também atua fortemente.

Como também somos uma empresa de britagem de rocha, sendo esta a nossa principal atividade, a análise granulométrica também é realizada por peneiramento. Esse processo é feito pelos próprios britadores, que produzem as britas e as separam por meio de peneiras, selecionando-as de acordo com o tamanho e forma. Cada tipo de brita é depositado em um local diferente para que não haja contaminação.

 

Por que ela é tão importante?

E é justamente por promover a separação do material britado e/ou extraído de uma jazida de solos que a análise granulométrica é tão importante. Cada tipo de brita, por exemplo,  tem uma aplicação específica. A brita 4 tem aplicações distintas da brita 1, sendo que o uso de materiais sem o devido cuidado com sua granulometria poderá causar prejuízos técnicos enormes.

Somente com a análise granulométrica os agregados podem ser devidamente separados e utilizados nas aplicações corretas. Além da extração das jazidas e da produção das britas em si, a análise granulométrica é uma atividade que está incluída em nossas rotinas aqui na Britagem Vogelsanger!

 

E você, já sabia alguma coisa a respeito deste assunto? Gostou de aprender um pouco mais sobre a análise granulométrica? Se quiser continuar recebendo nosso conteúdo, siga-nos no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
Joinville Palhoça