fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
tipos de britadores 18/12/2020

Tipos de britadores: quais são e o que fazem?

Britadores são as máquinas utilizadas por empresas de britagem para reduzir o tamanho das grandes rochas extraídas das jazidas. Eles são fundamentais para obter os diferentes tipos de britas, desde o pó até o rachão. E, dependendo da brita que se quer obter, utilizam-se distintos tipos de britadores.

Neste texto, a Britagem Vogelsanger fala um pouco mais sobre cada um deles. Abaixo, você poderá ver quais são os 3 tipos de britadores e entender como eles atuam para obter as britas que, posteriormente, são usadas como agregados para a produção de concreto, entre outras muitas atividades.

Considerando que o concreto é o material construtivo mais utilizado do mundo, fica muito clara a importância dos agregados pétreos. Como os britadores são necessários para obter esses agregados, a importância deles também é enorme. É por isso que é tão importante conhecer e entender os diferentes tipos de britadores.

Continue a leitura e saiba mais!

 

Conheça os 3 tipos de britadores

 

1. Britadores de mandíbula

O próprio nome do britador já ajuda a ter uma ideia do que ele se trata: um equipamento que faz o uso de mandíbulas para reduzir as rochas. Duas mandíbulas são usadas aqui; uma fixa e uma móvel. Enquanto a fixa permanece em seu lugar, a móvel é montada em um queixo que realiza o movimento necessário para a britagem/quebra do bloco de pedra. Quando a rocha passa pelas mandíbulas, ela é quebrada.

O primeiro entre os tipos de britadores tem uma função primária. É nele que todas as rochas extraídas da jazida passam, de modo que sejam reduzidas para passar pelos outros britadores. Depois disso, as correias transportadoras são as responsáveis por levar as britas para os próximos estágios da britagem, feitos pelos britadores abaixo.

 

2. Britadores cônicos

Funcionalmente falando, os britadores cônicos são muito similares aos giratórios. Eles possuem um eixo oscilante e, dentro dele, um revestimento do reservatório e um manto. Além disso, eles também se aproveitam da compressão para reduzir ainda mais as rochas e transformá-las nas britas que conhecemos.

A principal diferença do britador cônico para o giratório é que o cônico é usado nas britagens secundária, terciária e quartenária, resultando em rochas bem menores. Para obter os diferentes tamanhos, britadores cônicos contam com um sistema de ajuste hidráulico.

 

3. Britadores de impacto

O último em nossa lista de tipos de britadores é o britador de impacto. Enquanto os outros dois que trouxemos atuam através de compressão, este, como seu nome sugere, usa o impacto para reduzir as rochas. A colisão contra o equipamento e contra os outros pedaços de rocha fazem os pedaços ficarem cada vez menores.

Ele é considerado um britador bem versátil, pois, diferente dos outros, pode fazer parte das britagens primária, secundária, terciária e quartenária.

 

E você, já conhecia os tipos de britadores? Curtiu saber mais sobre o assunto? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais, siga a Britagem Vogelsanger no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
Joinville Palhoça