fbpx
MENU
diferenças entre pó de pedra e a areia industrial 01/05/2024

Você conhece a diferença entre pó de pedra e areia industrial?

Quando falamos de sustentabilidade e melhor aproveitamento dos recursos naturais, muitas vezes esquecemos como algumas soluções já presentes no mercado, trabalham em favor dessas temáticas. Entre esses produtos que merecem mais destaque, presentes em boa parte dos grandes projetos, estão o pó de pedra e a areia artificial.

Já parou para pensar em todas as etapas de impacto ambiental que estas soluções evitam?

Se você trabalha na construção civil, ou se interessa por este tipo de tema, continue acompanhando mais este artigo da Britagem Vogelsanger e descubra as vantagens e aplicações de ambas tecnologias.

O que é o Pó de Pedra?

Um agregado miúdo obtido a partir da britagem de rochas, o pó de pedra, ou pó de brita, possui uma textura bastante fina e facilmente moldável para aplicações que exigem uma granulometria de, por exemplo, até 4,75mm.

Substituindo, em alguns casos, a areia, o pó de pedra é obtido por meio de empresas de britagem que possuem moedores de rocha mais refinados. 

Formado através dos britadores terciários ou quaternários,  instalados para atender as últimas etapas no processo de britagem e originando materiais de granulometria inferior, é interessante perceber que o pó de pedra era, originalmente, considerado um refugo sem possuir qualquer valor comercial. 

Porém, com estudos e um olhar mais atento nesse material que terminava acumulado nos pátios das pedreiras, se percebeu que eram muitas as utilidades para seu uso puro ou como parte de misturas do processo de construção civil.  

Aplicações e vantagens do Pó de Pedra

Um material versátil e econômico, o pó de pedra é hoje amplamente utilizado principalmente pelas indústrias de artefatos pré-moldados, tratamento de superfícies e construção civil.

Na produção de concreto, juntamente com cimento, areia e água, o pó de pedra permite uma textura mais fina, dando vantagens de resistência e coesão à mistura

Aplicado na produção de argamassa, o pó também oferece vantagens com maior aderência entre as peças e, consequentemente, mais durabilidade para as estruturas.

Entre outras aplicações conhecidas e já bem popularizadas, estão:

  • Regularização de superfícies,
  • Estabilização de solos,
  • Pavimentação

O que é a Areia Industrial?

Também nascendo a partir da britagem de rochas, a areia industrial possui um diâmetro dos grãos ainda menor, ficando na média de 3,75mm.

Este material, por passar por processos de maior seleção granulométrica e retirada de materiais pulverulentos, que se dissolvem na água, pode ser considerado como uma forma beneficiada do pó de pedra.

Muitas vezes chamada também de areia manufaturada, areia de brita e pó de pedra fino, essa solução pode apresentar propriedades químicas e físicas bastante variadas de acordo com a rocha de origem, que normalmente pode ser quartzitos, calcário, basalto, diabásios e arenitos.   

Aplicações e vantagens da Areia Industrial

Livre de matéria orgânica e, assim como o pó de pedra, com alto nível de pureza, a areia industrial possui um custo final menor do que a areia natural, crescendo assim, anos após ano, no número de aplicações e conquista de mercado.

Entre os principais usos para este material, podemos destacar inicialmente a produção de concreto e argamassa, substituindo, em alguns casos, 100% da areia natural.

Apesar de passar por outras etapas que encarecem seu valor em relação ao pó de pedra, a areia industrial também tem uso em:

  • Regularização de superfícies,
  • Produção de artefatos de concreto,
  • Pavimentação. 
diferença entre pó de pedra e areia industrial

Importância de ações de sustentabilidade

Muito mais do que novas tecnologias pensadas no ganho financeiro das empresas, o desenvolvimento e uso de soluções como o pó de pedra e a areia industrial, existem para enfrentar toda uma série de desafios da linha de produção, manejo e aplicação da areia natural.

Para se ter uma ideia, os locais de extração de areia natural em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, estão a mais de 100 km de distância, em média, das capitais.

Isto gera altos custos de transporte que, ao longo de toda a linha produtiva, adicionam o fator flutuante do valor dos combustíveis como mais um item de cálculo. Esta mesma distância, inclusive, gera outro desdobramento com o aumento significativo dos pontos ilegais de extração de areia natural

Dados da Agência Brasil mostram que o aumento nos custos e o crescimento dos mercados de infraestrutura e construção civil fizeram a arrecadação deste mercado de mineração ilegal subir de R$ 9 bilhões em 2015, para R$ 20 bilhões em 2021.

Além do prejuízo fiscal, é na natureza que os maiores impactos podem ser percebidos com a mudança no leito dos rios, liberação de poluentes na correnteza e contaminação do lençol freático.

💡Leia também – Conheça a versatilidade do pó de brita

Se aproveitando do processo de britagem de grandes empresas, como a Britagem Vogelsanger, o desenvolvimento e uso de produtos como o pó de pedra e a areia industrial são alternativas sustentáveis para a redução do acúmulos destes resíduos e diminuição dos impactos ambientais vindos da dependência por areia natural.


Continue acompanhando nossos conteúdos para descobrir mais sobre como a sustentabilidade é parte importante do nosso negócio, e converse com nossa equipe para trazer estas soluções para o seu projeto!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI