fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
maiores consumidores de pó de brita do brasil 11/12/2020

6 maiores consumidores de pó de brita do Brasil

O pó de brita é um dos tipos de brita mais consumidos em todo o mundo. Por ter uma granulometria muito menor que a de outros tipos, ele tem aplicações mais amplas e específicas, servindo como agregado miúdo para materiais como concretos em geral e argamassas, além de grande uso nos traços de asfalto.

Alguns setores construtivos consomem mais pó de brita que outros — e o objetivo deste texto é olhar justamente para eles: os maiores consumidores de pó de brita do Brasil. Na sequência, você poderá acompanhar quem são os 6 maiores consumidores de pó de brita em nosso país, quanto eles consomem e como este agregado é usado pelo setor.

Continue a leitura e saiba mais!

 

Quais são os 6 maiores consumidores de pó de brita do Brasil?

 

1. Metrô

Grande parte das maiores capitais do Brasil possui sistemas de metrôs como alternativa de transporte coletivo para a população. Esses metrôs precisam de longos trilhos para que os trens possam circular pela cidade — e é aqui que o pó de brita entra.

O metrô é, disparadamente, o maior consumidor de pó de brita do Brasil. Para construir cada km, utiliza-se cerca de 50 mil toneladas do material. O segundo lugar, que você verá em seguida, não consome nem 1/5 deste total.

 

2. Estradas pavimentadas

Através das rodovias, os carros são o principal meio de locomoção dos brasileiros. As estradas que as compõem ligam todas as regiões do país, e é possível viajar de uma para as outras apenas por meio dessas estradas pavimentadas.

A pavimentação asfáltica é o método utilizado em quase todas as estradas brasileiras. Por isso, elas também são um grande consumidor do pó de brita. Também considerando cada km construído, estamos falando em 9,8 mil toneladas por km.

 

3. Manutenção de estradas

Como temos em nosso país uma grande malha viária com pavimentação asfáltica, temos também uma grande necessidade de manutenção das mesmas. Com isso, o uso do pó de brita é comum nesses serviços de manutenção, seja no traço do asfalto, seja na brita graduada, reforço de subleito, entre outros.

A manutenção de estradas também se encontra entre os maiores consumidores de pó de brita do Brasil. Cada km construído de manutenção de estradas consome 3 mil toneladas do material.

 

4. Pavimentação urbana

Como você está observando, as obras de pavimentação são as que mais representam o consumo de pó de brita por aqui. A pavimentação urbana, isto é, as ruas das cidades, vem na quarta posição. Ainda que elas representem um volume muito menor que as estradas, ele ainda é muito grande.

O consumo para a pavimentação urbana é de 2 mil toneladas de pó de brita a cada km construído.

 

5. Edifícios

O quinto maior consumidor é o primeiro que não se trata de nenhum tipo de estrada: a construção de edifícios. Como o concreto é o principal material usado neste tipo de obra, faz total sentido que o consumo de pó de brita seja alto aqui.

E ele é: cada 1.000 m² de edifício consome aproximadamente 1,4 mil toneladas de pó de brita.

 

6. Casas populares

Por fim, as casas populares. O sexto entre os maiores consumidores de pó de brita do Brasil usa 68 toneladas para cada 50 m² construídos.

 

O pó de brita é um dos materiais que nós produzimos e comercializamos aqui na Britagem Vogelsanger, sendo um dos nossos principais produtos. Com este material, nós contribuímos para inúmeras obras e para o desenvolvimento da nossa região.

E você, já tinha alguma ideia de que esses são os maiores consumidores de pó de brita do Brasil? Se tiver gostado do texto e quiser saber mais informações a respeito do mercado, não deixe de acompanhar a Britagem Vogelsanger no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
    Joinville Palhoça