fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
inovação na construção civil 01/10/2020

Inovação na construção civil: veja o que está sendo feito

A inovação na construção civil é um dos fatores que faz o segmento continuar crescendo a cada ano que passa. Quando falamos em inovação, as formas de manifestação de ideias e métodos inovadores podem ser as mais diversas — e é a respeito de algumas delas que o texto abaixo trata.

Na sequência, você poderá ver 4 pontos de inovação na construção civil e como eles têm sido aplicados para otimizar processos. Continue a leitura e veja!

 

4 pontos de inovação na construção civil

 

1. Construção sustentável

O primeiro conceito de inovação na construção civil que pode ser observado com uma certa frequência há um tempo é o da construção sustentável. Qualquer obra que priorize trabalhar de uma forma que traga menos danos à natureza pode ser considerada parte da construção sustentável — especialmente quando comparada a outros tipos de obras.

Alguns exemplos de atitudes que estimulam essa inovação na construção civil são ações de análise e consequente redução de impactos, o uso de materiais reciclados, a maximização da luz natural na obra e o reaproveitamento de sobras de materiais. Aqui no nosso blog, nós temos um texto inteiramente dedicado ao assunto. Confira-o aqui.

 

2. Aplicativos de gestão de projetos

Até alguns anos atrás, engenheiros responsáveis por projetos precisavam ir ao canteiro de obras diariamente para que as gestões dos projetos fossem acompanhadas de muito perto e estivessem sempre de acordo com o planejado. Todo esse processo de ir até o local é, sem dúvidas, longo e cansativo.

Felizmente, o nosso segundo exemplo de inovação na construção civil faz com que essa ida até o local não seja mais uma necessidade. Quando a construtora responsável faz o uso de um aplicativo de gestão de projetos, todos os pequenos detalhes relacionados a uma obra específica podem ser acompanhados pelo aplicativo através de um computador ou celular.

Todas as etapas do andamento da obra podem passar a ser acompanhadas por lá, inclusive tendo também fotos e vídeos. Com isso, a produtividade aumenta bastante.

 

3. Uso de drones

Esta inovação pode ser considerada um complemento da anterior. Com o uso dos drones, a captação de imagens passa a ser de um nível muito maior, e as mídias para acompanhar os projetos se tornam muito mais detalhadas — o que, por sua vez, faz o processo ser preciso e, principalmente, seguro.

Com o crescimento do uso de drones, o mercado para esse tipo de produto tem aumentado consideravelmente também. Produtos que captam imagens com uma definição cada vez maior têm transformado o uso de drones em uma inovação na construção civil que tem tudo para crescer ainda mais. 

 

4. Wearables

Por fim, não podemos deixar de citar os wearables. O termo inglês pode ser traduzido para algo como “vestíveis”. Estamos falando de dispositivos que podem ser literalmente vestidos e usados para monitorar as atividades de quem está os usando. É o caso de aparelhos bem conhecidos, sendo o Apple Watch o principal exemplo.

Na construção civil, esse tipo de dispositivo pode ser adicionado à roupa dos trabalhadores, de modo que a segurança de cada colaborador é muito favorecida. Quando acoplados aos capacetes, os wearables avisam a ocorrência de quedas, por exemplo, o que facilita uma procura por ajuda e diminui os riscos de que os acidentes sejam ainda mais graves.

 

E você, já estava sabendo de algum desses exemplos de inovação na construção civil? Uns são um pouco mais recentes, mas outros já estão sendo aplicados por diversas empresas e têm tudo para mudar a forma como construções são feitas. Se você gostou do texto e quer receber mais, não deixe de acompanhar a Britagem Vogelsanger no Facebook e Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
Joinville Palhoça