fbpx
MENU
asfalto sustentável 08/06/2021

Conheça 4 soluções de asfalto sustentável

Inovações pautadas na sustentabilidade têm sido um dos alicerces de diversos segmentos de mercado, principalmente o da construção civil. E, por ser um derivado do petróleo, o asfalto também entra neste ponto — e é de extrema importância encontrar soluções para mitigar o impacto da sua produção e do seu uso. Felizmente, alternativas de asfalto sustentável já existem.

Você já conhece alguma delas? Se não, vai sair desta página conhecendo! Ao longo deste texto, a Britagem Vogelsanger apresenta 4 diferentes soluções de asfalto sustentável. Além de serem menos prejudiciais ao meio ambiente, elas ainda contam com propriedades que ajudam a resolver alguns dos problemas mais comuns relacionados à pavimentação.

A primeira delas, inclusive, já foi o assunto de outro texto publicado aqui em nosso blog, como você verá melhor na sequência. Para conhecer as soluções mais promissoras de asfalto sustentável e entender como cada uma delas funciona, continue a leitura abaixo!

 

Soluções de asfalto sustentável

 

1. Asfalto borracha

A primeira solução apresenta este nome pois é feita a partir da reciclagem de pneus. Como os pneus demoram cerca de 600 anos para se decompor na natureza, além do fato de que o Brasil descarta mais de 450 mil toneladas do material a cada ano, seu reaproveitamento é fundamental e quase indispensável.

O processo de produção é relativamente simples: as empresas de reciclagem recolhem os pneus usados e separam a parte nobre do material do restante. Esta parte nobre dá origem a polímeros de borracha que fazem parte da mistura que origina o asfalto, enquanto o restante serve como combustível para fornos de vários segmentos industriais.

O resultado é um asfalto que, além de sustentável, ainda é 40% mais durável que o asfalto convencional, aumentando a vida útil e minimizando as manutenções.

 

2. Asfalto permeável

Outro problema ao qual se busca solução quando falamos em sustentabilidade é quanto ao gasto de água. O asfalto permeável vem para ajudar na questão. Os materiais usados em sua composição fazem com que ele tenha um sistema de drenagem que capta a água da chuva. Ela, então, é armazenada em galerias pluviais e pode ser reutilizada posteriormente.

Mais um ponto positivo do asfalto permeável é que, além de sustentável, ele também é mais seguro para os condutores. Afinal, ao drenar a água, ele aumenta a aderência dos pneus e diminui os riscos de aquaplanagem.

 

3. Pavimentação com fotocatálise

Você já ouviu falar em fotocatálise? Basicamente, estamos falando de um processo em que um produto catalisador é utilizado para aumentar a velocidade de absorção de calor de um material. No caso da pavimentação fotocatalítica, o catalisador é o dióxido de titânio, que faz com que o asfalto absorva até 90% dos gases poluentes produzidos pelos automóveis. 

Após absorvido e reagido com as substâncias do pavimento, o resultado são íons de nitrato que podem ser tranquilamente absorvidos por plantas ao redor das rodovias, íons esses levados normalmente pelas chuvas.

Neste caso, a pavimentação deverá ser do tipo rígida, em concreto, sendo o dióxido de titânio inserido na mistura do mesmo.

 

4. Pavimentação com resíduos de obra

Por último, uma solução um pouco mais simples, mas também considerada um tipo de asfalto sustentável. Com o tratamento correto, os resíduos de obras na construção civil, que não serviriam para nada e seriam apenas descartados para um bota-fora, podem ser uma alternativa de agregados na mistura de pavimentos.

No entanto, é preciso reforçar: este tipo tem aplicações específicas, podendo ser usado nas camadas de base e sub-base, ou ainda como reforço de subleito — como camada final de terraplenagem.

 

E você, já conhecia alguma dessas soluções de asfalto sustentável? O que achou de saber mais sobre o assunto? Caso tenha gostado e queira receber mais conteúdo, siga a Britagem Vogelsanger no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI