fbpx
MENU
asfalto ecológico 29/05/2020

Como pneus podem ser transformados em asfalto ecológico

A cada novo dia que passa aumenta a importância de inserir métodos ecológicos em todos os processos da humanidade. A construção civil, por sua vez, está no grupo de setores que precisam liderar estas mudanças, visto que ela é uma das que mais usa materiais retirados da natureza. Uma das inovações que tem feito parte desse cenário é justamente o assunto deste texto que a Britagem Vogelsanger preparou: o asfalto ecológico feito com reciclagem de pneus.

Na sequência deste texto, nós te mostramos, primeiramente, por que reciclar pneus e, por fim, como o asfalto ecológico com pneus é feito. Assim, você terá conhecimento de mais um dos métodos inovadores que podem fazer parte da construção civil. Continue lendo abaixo e confira!

 

Por que reciclar pneus?

Começando com uma questão básica: entre tantos materiais que podem ser reciclados, por que reciclar pneus? A resposta é bem simples. Por ano, o Brasil descarta aproximadamente 90 milhões de pneus, ou seja, 450 mil toneladas de borracha que não podem e não deve simplesmente serem descartadas na natureza. Esta quantia é tão significativa que, por si só, já indica a importância de destinar pneus a outros usos tão nobres quanto o seu uso inicial.

Outro fator relevante é que os pneus levam cerca de 600 anos para se decompor na natureza, além disso, se descartados de forma incorreta facilitam muito o acúmulo de água, se tornando o ambiente perfeito para a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a Zika e a Chikungunya.

Como queimá-los não é uma opção viável, visto que eles são muito poluentes e emitem alta quantidade de dióxido de enxofre e monóxido de carbono, é preciso encontrar uma forma de fazer com que eles continuem sendo úteis. É exatamente aí que entra o uso na produção de asfalto ecológico.

 

Como é feito o asfalto ecológico com pneus

O asfalto ecológico feito com pneus também é chamado de asfalto borracha. Ainda que ele seja relativamente novo por aqui, os primeiros exemplos de seu uso já podiam ser vistos na Europa e nos Estados Unidos desde a década de 1960. O processo de elaboração deste asfalto começa com as empresas de reciclagem, que recolhem os pneus usados e prontos para serem descartados.

Em seguida, apenas a parte mais nobre do pneu é separada, dando origem a polímeros de borracha. São eles que fazem parte da mistura que dará origem ao asfalto. O restante dos pneus é usado para alimentar os fornos utilizados no processo. E é assim, de uma maneira relativamente simples, que o asfalto ecológico também chamado de asfalto borracha é feito.

Apesar de um pouco mais caro que o asfalto convencional, os benefícios que ele traz fazem o asfalto ecológico valer a pena. Enquanto seu custo é 30% maior, o resultado entregue é um pavimento com 40% mais durabilidade — esta que é, justamente, o maior problema da maioria das estradas brasileiras. Essa maior resistência ainda propicia mais uma vantagem: menor necessidade de manutenção.


E aí, já conhecia este tipo de asfalto ecológico? Gostou de saber um pouco mais sobre ele? Caso queira continuar recebendo conteúdo como este, acompanhe a Britagem Vogelsanger no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI