fbpx
MENU
tempo de vida útil de pavimentos 25/02/2021

O tempo de vida útil de pavimentos e como garanti-lo

Não é incomum encontrar obras de restauração de pavimentos. Basta dar uma pequena volta pela área urbana da sua cidade para encontrar materiais e equipamentos referentes a este tipo de atividade. De tanto vermos obras assim, surgem algumas dúvidas. “Esse asfalto não foi feito há pouco tempo?”, “Reformando de novo?” e “Qual é o tempo de vida útil de pavimentos, afinal?” são alguns exemplos.

Se você não faz ideia de qual é o tempo útil de vida de pavimentos, a Britagem Vogelsanger te mostra neste texto. Além disso, também vamos explicar o que deve ser feito para garantir que esse tempo útil seja uma realidade para os pavimentos construídos por aqui. Continue a leitura e saiba mais!

 

Qual é o tempo de vida útil de pavimentos?

Antes de mostrarmos a média de tempo de vida útil de pavimentos, é necessário dar um panorama a respeito da pavimentação asfáltica brasileira. Como você já pode ter visto em alguns de nossos textos, ela não é das melhores — o que pode fazer com que, na maioria dos casos, o tempo de vida útil teórico não se concretize na prática.

Dito isso, o tempo de vida útil de pavimentos, dividido por camadas, em média, é de:

  • 50 a 100 anos para subleito compactado;
  • 40 a 50 anos para camadas estruturais de sub-base e base;
  • 15 a 20 anos para camada asfáltica de binder ou ligação;
  • 10 a 15 anos para camada asfáltica de rolamento e;
  • 30 a 50 anos para rodovias em concreto.

Infelizmente, esse tempo não é realidade na maioria dos casos do nosso país. Isso porque nossa pavimentação ainda é muito precária — visto que diversas empresas não possuem a qualificação necessária para construir pavimentos de qualidade, além de projetos mal feitos sem as devidas considerações das características do local da obra. Com isso, os tempos que listamos acima não costumam ser uma realidade no Brasil, apenas em outros países.

 

Como garantir que os pavimentos realmente durem tanto

Se os pavimentos brasileiros apresentam problemas e quase nunca têm o tempo citado, o que é necessário fazer por aqui para mudar a situação? Além de termos projetos melhores elaborados, levando em consideração todas as características e necessidades locais, é de suma importância a contratação de empresa altamente qualificada para a execução das obras.

Com empresas e profissionais qualificados, os problemas mais comuns da pavimentação urbana brasileira, isto é, a falta de estudos e projetos técnicos, as falhas de execução básicas, a sobreposição de camadas e o uso excessivo de remendos, são facilmente contornados.

A junção de empresas sérias, equipamentos de ponta e profissionais qualificados é a fórmula perfeita para garantir uma pavimentação de qualidade e, consequentemente, um alto tempo de vida útil de pavimentos.

 

E você, fazia ideia de que o tempo de vida útil de pavimentos pode ser tão alto quanto os números que mostramos? Como já dito, mesmo que seja incomum obter tais resultados, um trabalho bem feito pode garantir que isso aconteça.

Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo conteúdo, siga a Britagem Vogelsanger no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI