A pavimentação asfáltica é um tipo de revestimento utilizado para a construção de rodovias em todo o mundo. Também é muito utilizada em vias urbanas, grandes pátios de estacionamentos, entre outros locais.
Trata-se do pavimento feito com o uso de material derivado de Petróleo denominado CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), juntamente com materiais pétreos, além de outros aditivos que podem ser empregados na mistura para formar o famoso asfalto.
Nesse processo, é importante se atentar a dois fatores: a qualidade e a durabilidade da pavimentação. Nesse artigo, vamos explicar qual o impacto da pavimentação asfáltica de má qualidade nas cidades. Continue a leitura!
O que é uma pavimentação asfáltica de má qualidade?
Um dos sinais da pavimentação de má qualidade, é o aparecimento precoce de fissuras, que são fendas capilares no revestimento asfáltico, causadas por uma série de fatores, tais como problemas no traço e na mistura, ausência ou excesso de compactação, base sem suporte, entre outros.
Outra problema é a presença de trincas no asfalto, que podem ser transversais ou longitudinais ou trincas em malha tipo “couro de jacaré” ou em malha tipo “bloco”, além de afundamentos e deformações, desgastes e buracos no pavimento.
Boa parte dos problemas de qualidade da pavimentação são causados por erros de projeto, ou simplesmente, a falta deles. É importante que sejam seguidas todas as etapas da pavimentação: planejamento, preparação da base e sub-base, lançamento da mistura asfáltica, transição e compactação do asfalto.
Estudo de tráfego, sondagem da base e dimensionamento adequado das camadas pelo método Marshall, são exemplos de etapas anteriores à aplicação da mistura asfáltica que devem ser feitas para assegurar-se de que o material pode ser aplicado.
Má conservação e falta de manutenção são algumas causas
Outro fator relevante para a má conservação do pavimento, é a falta de manutenção ou reparos realizados de forma errada. Em alguns locais, por exemplo, o cimento asfáltico é aplicado à frio sobre o asfalto danificado sem nenhum critério. Esse procedimento executado de forma aleatória não garante uma manutenção de qualidade.
Além disso, sempre que falamos em manutenção de uma malha viária de uma rodovia com pavimentação asfáltica, se faz necessário não só um olhar para o pavimento em si, mas também para o seu entorno, principalmente no que diz respeito às condições dos dispositivos de drenagem, uma vez que caso não estejam em funcionamento são um dos grande vilões e causadores de patologias no asfalto.
Qual o impacto nas cidades?
A qualidade do pavimento das rodovias tem impacto direto no desempenho do transporte rodoviário e até mesmo na economia do país. Uma rodovia com más condições de pavimento aumenta o custo operacional do transporte, reduz o conforto e a segurança dos passageiros e das cargas, além de causar prejuízosdiversos.
As propriedades dos materiais que compõem o pavimento se alteram a partir do uso, piorando gradualmente. Essa piora está associada ao tempo de vida do pavimento, mas também às características do tráfego e às condições climáticas.
A chuva e o tráfego de veículos com muita carga podem fazer com que a pavimentação asfáltica apresente problemas como rachaduras e buracos. A água e o tráfego agem simultaneamente no pavimento asfáltico, especialmente se há problemas no sistema de drenagem da rodovia, ficando acúmulo de água sobre a pista e bordos.
Com as chuvas recorrentes, se a vedação for realizada de forma incorreta, a água penetra no subsolo, elevando a umidade dos materiais. Já o tráfego intenso de veículos, como caminhões de carga pesada, além do peso considerado em projeto, intensifica e potencializa os danos ao pavimento.
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), revela que praticamente 60% das rodovias brasileiras são classificadas como regulares, ruins ou péssimas, o que, para a população, causa muitos transtornos no dia a dia.
Como você pode ler nesse artigo, a pavimentação asfáltica executada fora dos padrões normativos e sem planejamento, causam diversos danos para o tráfego urbano e para a sociedade de forma geral.
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