fbpx
| Joinville (47) 99119.9932 | Palhoça (48) 99141.9978
MENU
micro revestimento asfáltico 13/04/2022

O que é micro revestimento asfáltico?

Muito utilizado em projetos de reabilitação de superfície de pavimentos, o micro revestimento asfáltico normalmente é projetado para rodovias ou vias urbanas com aplicação em dupla camada: regularização/impermeabilização e rugosidade/rolamento.

Moderna tecnologia de pavimentação asfáltica, o micro revestimento asfáltico é oriundo das lamas asfálticas selantes. Seu objetivo é a proteção, impermeabilização e rejuvenescimento superficial e estético dos pavimentos asfálticos em início de desgaste pela ação do tráfego e envelhecimento pelo intemperismo climático.

Esses danos provocam fissuras e perda de materiais da camada asfáltica existente, dessa forma, torna-se necessário uma conservação mais atuante e onerosa através de serviços de tapa buracos e remendos, comprometendo sensivelmente a estética do pavimento, por isso a importância do micro revestimento. Saiba mais.

Quais as principais características?

O material apresenta características de excelente aderência ao pavimento e elevada coesão de seus componentes, devido à qualidade dos materiais empregados neste serviço, atendendo as especificações, espessura regular e uniforme e alto desempenho de suas características a longo prazo.

O micro revestimento asfáltico também é projetado como revestimento asfáltico em camada de rolamento, constituindo a capa asfáltica sobre base imprimada, na implantação de pavimentos em vias urbanas e em rodovias de baixo volume de tráfego, uma vez que sua fina camada não suporta tráfegos pesados.

Principais aplicações

Entre as principais aplicações do micro revestimento asfáltico, destacam-se as seguintes: 

– Impermeabilizar revestimentos antigos com desgaste superficial;

– Proteção de revestimentos recentes de graduação aberta;

– Selar fissuras (<3mm) e melhoria estética de pavimentos antigos;

– Elevar o coeficiente de atrito (pneu/pavimento/rugosidade);

– Revestimento delgado sobre pavimento/preservação do greide da pista;

– Camada autoaderente ao pavimento subjacente, salvo necessidade de pintura ligação quando recomendada;

– Enchimento (nivelamento de trilhas de rodas / <2cm);

– Prolongar período de vida útil dos pavimentos asfálticos.

Como é feito o micro revestimento asfáltico?

O micro revestimiento asfáltico é uma mistura asfáltica aplicada a frio, constituído de agregados de graduação contínua, filler, água, aditivos se necessário, emulsão asfáltica modificada por polímeros elastoméricos, de ruptura rápida (quick setting), projetada para ser aplicada em consistência fluida, com o uso de equipamento especializado (usina móvel – caminhão adaptado).

Um processo preponderantemente químico, modifica o estado da mistura asfáltica em consistência semi-líquida, para uma mistura densa/ coesa, proporcionando a abertura (normalização) ao tráfego ao período de 1 hora (de cura ao sol) após a sua aplicação.

Em sua aplicação, o material possui a utilização de agregados britados que são peneirados para apresentar o tamanho adequado para a necessidade da via em que for realizar a aplicação. Dependendo da necessidade do pavimento podem ser aplicadas várias camadas.

Qual a diferença entre micro revestimento asfáltico e lama asfáltica?

Às vezes, pode haver confusão entre os dois procedimentos, por isso a necessidade de explicar a diferença entre micro revestimento asfáltico e lama asfáltica porque a técnica da lama asfáltica pode ser considerada como predecessora do micro revestimento asfáltico a frio, sendo utilizada para impermeabilização e rejuvenescimento das condições funcionais do pavimento.

No entanto, a lama asfáltica é pouco utilizada, especialmente em locais com tráfego intenso, porém ainda é uma solução que segue sendo bastante adotada em acostamentos.

Quais as vantagens?

Entre os motivos para optar pelo micro revestimento asfáltico pode-se destacar que o material impermeabiliza revestimentos antigos que venham a apresentar desgaste superficial, além de oferecer proteção aos revestimentos recentes que apresentam graduação aberta. 

Optar pelo micro revestimento asfáltico a frio tem inúmeras vantagens para o pavimento e para quem o utiliza. Após a aplicação, o tráfego é normalizado depois de uma hora ao sol. A durabilidade do micro revestimento é alta, o que também se caracteriza como vantagem, e além disso, o custo benefício é bem menor do que os demais procedimentos.

Para saber mais sobre esse e outros tipos de asfaltos, bem como as aplicações dos diferentes tipos de britas utilizadas na construção civil, acesse nosso blog.

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI