fbpx
| Joinville (47) 99119.9932 | Palhoça (48) 99141.9978
MENU
asfalto frio 24/01/2022

5 vantagens do asfalto frio

Uma dúvida recorrente no mercado de pavimentação é a seguinte: o asfalto frio ainda é relevante? Apesar de ser uma técnica considerada “obsoleta” nas regiões mais desenvolvidas no mundo, o procedimento de aplicação do asfalto frio ainda segue como um dos mais difundidos no cenário nacional.

O mercado de pavimentação asfáltica está entre um dos mais maleáveis do mundo, no sentido de que constantes pesquisas são realizadas diariamente de forma a produzir novas soluções e tecnologias para serem aplicadas nos mais variados meios urbanos, espalhados ao redor do mundo.

Mas um problema particular do Brasil, e oriundo também aos demais países do sul equatorial, é o déficit que existe entre o uso de uma determinada técnica, maquinário ou material e o seu ano de produção.

Ou seja, uma parte das obras feitas no nosso país são realizadas com procedimentos e equipamentos considerados obsoletos na maioria dos países desenvolvidos — em especial naqueles que investiram expressivamente ao longo dos anos em projetos sérios e de planejamento urbano.

E mesmo em meio a um cenário aparentemente estático, a utilização de asfalto frio é uma das poucas exceções, já que se prova um tipo de CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo) extremamente eficiente e vantajoso. 

Mas… quais são essas vantagens? Se quiser descobri-las, acompanhe o texto que nós da Britagem Vogelsanger preparamos para você!

Boa leitura!

5 vantagens do asfalto frio

O asfalto frio é muitas vezes o principal responsável por salvar os trechos acometidos pelas mais variadas patologias asfálticas, papel este que explicita a versatilidade e confiabilidade desse concreto asfáltico. Claro, lembrando que o asfalto frio é predominantemente utilizado em situações pontuais e/ou de emergência. 

Dentre suas muitas vantagens. destacamos as seguintes:

1) Praticidade sem igual

Uma das características mais atrativas do asfalto frio é a sua forma pronta para uso, que não requer nenhuma etapa de preparação prévia ou outros produtos, equipamentos ou aditivos para que seja aplicado.

É uma pavimentação asfáltica ideal para equipes inexperientes ou em treinamento, já que o uso do asfalto frio é especialmente intuitivo e não requer conhecimento técnico sobre aplicação de asfaltos e nem o uso de equipamentos em sua fase de aplicação.

E toda essa praticidade é traduzida em seu estado de armazenamento, pois o asfalto frio é ensacado em embalagens de ráfia, que oferecem uma facilidade imensurável no transporte do material até o local de obra, livrando as empresas de dores de cabeça que envolvem logísticas de transporte, inventário e armazenagem.

2) Impermeabilidade eficaz

Em geral, o caráter de impermeabilidade só é plenamente atingido com o uso de aditivos de asfalto, mas com o asfalto frio, a história é bem diferente. 

Graças à presença de substâncias hidrorepelentes em sua composição, o asfalto frio torna-se extremamente resistente a erosões e patologias causadas pela água, efetivamente aumentando sua resistência e sua vida útil.

3) Segurança para as equipes

Geralmente, a maioria dos produtos utilizados na pavimentação e revestimento de ruas, estradas, estacionamentos, avenidas, dentre outros locais, exigem a presença de emulsionantes que contém uma variedade de substâncias tóxicas que representam um risco considerável à saúde dos trabalhadores.

Entretanto, o asfalto frio anula este risco, já que a composição deste tipo de pavimentação não representa qualquer risco à saúde dos membros da equipe de aplicação — e isso sem comprometer a qualidade final do asfalto!

4) Alta aderência

Uma das maiores preocupações dos projetistas e trabalhadores de obras viárias é o grau de aderência oferecido por cada tipo de asfalto, já que as pavimentações de baixa qualidade tendem a se soltar devido ao estresse imposto pelo clima, solo e pela circulação de veículos.

E é pensando nesse problema recorrente que a maioria das empresas optam pelo uso do asfalto frio, já que ele é capaz de garantir um alto grau de aderência e secagem rápida, especialmente em obras de reparo e revitalização de ruas e avenidas.

5) Maior custo-benefício operacional

Se tem duas coisas que toda a empresa depende para o seu sucesso é a eficiência e fluidez de sua rotina operacional e um levantamento constante do custo-benefício destas operações. Ambos esses aspectos são parcialmente solucionados com o uso do asfalto frio. Sabe por quê?

Pois além de todas as vantagem que apresentamos aqui, desde sua praticidade até sua resistência, o asfalto frio conta com uma das melhores relações custo-benefício de sua classe, contanto que seja comercializado por um fornecedor confiável e que priorize a cobrança de preços justos com relação a qualidade do produto.

E se estiver à procura de uma empresa comprometida com a qualidade de seus produtos e serviços, sua busca acabou, pois a Britagem Vogelsanger oferece um asfalto frio da maior qualidade possível. Portanto, não deixe de conferir o nosso site e entrar em contato com a nossa equipe!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI