fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
aditivos para asfalto 18/10/2021

Aditivos para asfalto: para que servem?

Os aditivos para asfalto são componentes chave para a mistura e composição eficiente de qualquer pavimentação, mas ainda assim suas variedades e propósitos são — infelizmente — desconhecidas pela vasta maioria da população.

É muito comum reclamarmos da qualidade do asfalto das ruas que passamos no nosso dia a dia, sendo muito fácil apontarmos para uma série de buracos no asfalto, sem ter ideia de que alguns deles poderiam nem estar ali caso alguns aditivos específicos fossem utilizados, combinando, claro, com uma série de outros fatores de conservação de pavimentos. 

Em função disso, preparamos um breve texto explicitando alguns dos principais tipos de aditivos para asfalto utilizados no mercado, para que servem e qual sua importância na pavimentação de ruas, avenidas, rodovias e afins. 

Boa leitura!

O que são aditivos para asfalto?

Os aditivos para asfalto nada mais são do que agentes químicos capazes de gerar uma ampla gama de efeitos benéficos para a vida útil da pavimentação, podendo oferecer desde uma maior resistência a tipos específicos de desgaste até a neutralização de odores.

São frequentemente adicionados nas misturas utilizadas para realizar a pavimentação, atendendo as demandas de cada obra, dependendo do tipo de pavimento que está sendo construído. 

Por exemplo, caso seja uma rodovia, é interessante que os projetistas dêem preferência para aditivos de asfalto que contribuam para que haja uma menor taxa de desgaste do asfalto, provocado pelo tráfego intenso de veículos dos mais diversos tamanhos e pesos. 

Principais tipos de aditivos para asfalto

1. Aditivo antiaderente

Os antiaderentes líquidos, também conhecidos como promotores de adesão, são aditivos para asfalto que melhoram a aderência entre o CAP e o agregado. Ou seja, reforçam a estrutura do asfalto protegendo-a contra danos climáticos e intempéries.

Isto é extremamente útil, pois uma das principais causas de destruição prematura do asfalto se dá em função do excesso de umidade — seja das chuvas ou ausência de drenagem —, resultando em trincas e buracos que comprometem o uso da pavimentação.

Assim, o aditivo antiaderente é uma excelente escolha para reduzir a frequência de manutenções necessárias, atendendo o tempo de vida do projeto.

2. Aditivo de liberação

A fim de garantir que os equipamentos de pavimentação asfáltica sempre estejam limpos e livres de resíduos que possam contaminar uma nova pavimentação, faz-se necessário o uso de aditivos chamados de agentes de liberação de asfalto. 

E isso é vital tanto para a manutenção dos equipamentos quanto para a qualidade do asfalto em si, uma vez que a não utilização deste tipo de aditivo pode acarretar na presença de resíduos de asfalto seco no meio do asfalto recém aplicado, gerando irregularidades e pontos de fraqueza no pavimento recém executado.

3. Aditivos neutralizadores de odor

Por fim, temos uma modalidade de aditivo para asfalto voltado para a segurança e saúde dos trabalhadores e todos aqueles que por ventura entrarem em contato com o asfalto na sua fase de aplicação: o aditivo neutralizador de odores.

Em função da presença de compostos que contém enxofre (como o sulfureto de hidrogênio), o odor emitido pelo asfalto é extremamente desagradável e os fumos exalados por ele são extremamente prejudiciais para a nossa saúde, irritando os olhos e as vias aéreas, e podendo causar doenças respiratórias ao longo do tempo

Com tais riscos em mente, é de suma importância que as empresas invistam em aditivos neutralizadores de odor de forma a garantir o maior nível de proteção possível para os trabalhadores e pedestres que podem entrar em contato com esses químicos.

Interessante como o processo de pavimentação de asfalto é muito mais complexo do que pensamos, não é mesmo? Se quiser ficar por dentro de mais informações com as lidas nesse texto, não deixe de seguir a Britagem Vogelsanger nos nossos perfis do Facebook e Instagram e visitar nosso site!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
    Joinville Palhoça