fbpx
| Joinville (47) 99119.9932 | Palhoça (48) 99141.9978
MENU
agregados para concreto 22/07/2022

Conheça os principais agregados para concreto e adições para cimento

Os agregados para concreto são materiais minerais sólidos e inertes, com tamanhos e formas geométricas definidas. São utilizados para a fabricação de produtos artificiais resistentes. Esse material compõe o concreto junto do cimento e da água, que também desempenham função na mistura e têm importância para o resultado final da construção. 

Mas existem outros elementos que também influenciam as propriedades do concreto, que são os materiais acrescentados ao cimento. 

Hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre os agregados para concreto e as principais adições para cimento. Acompanhe!

Agregados para concreto

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), agregados para concreto devem ser “compostos por grãos de minerais duros, compactos, duráveis, estáveis, limpos e que não interfiram no endurecimento e hidratação do cimento e também na proteção contra corrosão da armadura”.

Entre as características do agregado para a composição do concreto estão: porosidade, distribuição granulométrica, absorção de água, fôrma, resistência à compressão e tipo de substâncias presentes.

Essas características são resultado da composição mineralógica da rocha, das condições de exposição às quais a rocha foi submetida antes de produzir o agregado e também do equipamento para a sua produção.

Os principais agregados para concreto são: areia e brita. Esses são os minérios mais produzidos em nível mundial e ocupam o segundo lugar entre os mais valiosos, ficando atrás apenas dos minerais energéticos, como petróleo, gás natural e carvão.

Confira os principais agregados para concreto:

Britas

As britas possuem muitas funcionalidades, entre elas a fabricação de concreto, revestimento de leito de estradas de terra, de ferrovias e de barramentos. No entanto, existem variados tipos de britas, e cada uma pode ter funções diferentes e, por isso, são usadas de acordo com a necessidade de determinada obra.

Areia

A areia é um material originado do desgaste das rochas ígneas, como os granitos, por exemplo.

As normas da ABNT determinam que a areia para utilização em concretos deve ter grãos com medidas entre 0,15 e 6,3 mm. O material pode ser usado em concreto, argamassa de assentamento e revestimento, pavimentação asfáltica, filtros, lastro e permeabilização de vias e pátios.

Fíler Calcário

Fíler trata-se do calcário moído. Sua aplicação serve para diminuir a quantidade de vazios, melhorar a usabilidade e acabamento do cimento e até mesmo aumentar a sua resistência inicial.

Adições para cimento

Para garantir algumas propriedades ao concreto e ao cimento, como redução de permeabilidade, resistência a sulfatos e ambientes agressivos, melhor desempenho, entre outras, são  utilizadas adições em proporções variadas.

Confira as principais adições para cimento:

Gesso

O gesso, também conhecido como gipsita ou sulfato de cálcio dihidratado, serve para regular o tempo de pega, para que o cimento permaneça “ativo” para ser usado por pelo menos uma hora, o que facilita sua aplicação.

Pozolana

As pozolanas podem ser naturais e artificiais. Sendo as naturais, materiais de origem vulcânica, para suas construções. Já as artificiais, geralmente são resíduos industriais como a cinza das termelétricas, as argilas calcinadas, cinzas volantes, entre outros. 

O material garante ao cimento maior resistência a meios agressivos e diminui o calor de hidratação e a permeabilidade. O cimento pozolânico é ideal para aplicações que exijam baixo calor de hidratação, como concretagens de grandes volumes.

Escória de alto-forno

A escória de alto-forno é o subproduto da produção de ferro em alto-forno, obtida sob forma granulada por resfriamento brusco. O material proporciona um cimento com características de ligante hidráulico e apresenta baixo calor de hidratação, o que evita trincas nos casos de grande massa de concreto.

Agora que você já entendeu melhor o que são esses materiais, indispensáveis para a construção civil, procure sempre fornecedores de confiança para garantir a qualidade do projeto. 

Nós, da Britagem Vogelsanger, somos uma empresa de fornecimento de materiais pétreos e execução de obras de infraestrutura reconhecida no mercado. Saiba mais sobre nossos serviços e produtos.

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI