fbpx
| Joinville (47) 99119.9932 | Palhoça (48) 99141.9978
MENU
britas na engenharia civil 08/04/2022

A importância das britas na engenharia civil

Com diversas aplicações, desde concreto e pavimentação, até decoração de ambientes, a brita é um material muito popular e versátil, especialmente pela sua utilização na construção civil. As britas na engenharia civil contribuem para a construção de estradas e rodovias, casas, estacionamentos e muitos outros projetos.

No dia 10 de abril é comemorado o Dia da Engenharia, para lembrar a data e ressaltar a sua relevância, vamos abordar sobre a importância das britas para esse segmento, como são extraídas e suas aplicações. Confira! 

O que são britas e como são extraídas?

A brita é um material de construção classificado como agregado de origem artificial, de tamanho graúdo, extraído de uma rocha sã que predominantemente será de basalto ou granito..

O processo de produção da brita é feito por meio de um material obtido a partir da extração de diversos tipos de matérias-primas rochosas, que passam pelo processo de britagem até chegar às dimensões desejadas.

Após a detonação do maciço rochoso, o material é encaminhado para ser fragmentado, no processo conhecido no ramo como britagem.

Por fim, temos os estágios secundários e terciários da britagem, que podem ser definidos como etapas de peneiramento da brita, a qual é geralmente reduzida a uma espessura 25 mm. E, dependendo do tamanho, pode resultar nas britas de número 2, 3 ou 4. 

Mas para se obter as britas de número 1 e 0 (pedrisco), os fragmentos passam então para a etapa terciária, que irá reduzir ainda mais o tamanho desses fragmentos, tarefa essa geralmente executada por britadores de impacto.

Aplicações das britas na engenharia civil

As aplicações das britas são diversas, mas no que diz respeito à construção civil, sua aplicação é especialmente ligada à produção de concreto e massas asfálticas.

As britas de granulometria menor, são prioritariamente aplicadas em obras civis, na confecção de concreto e concreto armado. Nas lajes, pilares e vigas das construções, geralmente os traços empregados contém brita 0 e/ou brita 1, dependendo das necessidades específicas de cada obra.

Outros exemplos de utilização das britas de granulometria menor são artefatos de concreto e pisos industriais como granilite.

Já as britas de granulometria maior, sua utilização é em obras mais robustas, como as de infraestrutura. Em drenagem, por exemplo, utiliza-se muitas vezes brita 2. Nos subleitos de pistas de tráfego pesado e lastro de ferrovias, utiliza-se brita 3.

A aplicação da brita 4 fica por conta de gabiões e reforço em subleito. Em aterros, base e sub-base de pavimentos, utiliza-se a pedra-de-mão. Ainda temos a base, onde se usa uma mistura devidamente equilibrada entre britas de vários tamanhos.

E ainda, como mencionamos, as britas na engenharia civil são utilizadas em ambientes decorativos, especialmente em áreas verdes internas e, externamente, em jardins.

Qual a importância na engenharia civil?

A importância das britas na engenharia civil está principalmente ligada ao reforço estrutural que ela oferece para os diversos componentes de uma obra, desde a pavimentação de rodovias com os mais diversos tipos de asfalto, até a aplicação em ferrovias, barragens e estradas.

Além da importância  para que os construtores e projetistas possam obter a maior qualidade e resistência estrutural em suas obras, uma outra vantagem é o custo-benefício que ela oferece na construção civil.

O desperdício é  praticamente anulado, já que as metodologias de aplicação da brita são usadas integralmente em cada aplicação. Isso ocorre devido às próprias técnicas de uso do material, que a empregam como agregada ou independente, evitando assim o tão temido desperdício de materiais de obra.

Como vimos, a brita está diretamente ligada à construção civil e sempre haverá espaço para a sua aplicação no setor. Além disso, as britas na engenharia civil garantem bom desempenho seja aplicado de maneira bruta, ou através da mistura com outros materiais.

Agora que você entendeu a relevância das britas na engenharia civil, te convidamos a conhecer a nossa linha de britas para que a sua obra não fique sem esse material tão indispensável! 

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI