Está enganado quem pensa que não é importante utilizar técnicas de melhoramento do solo antes de iniciar sua obra, as colunas de brita são muito utilizadas como uma dessas técnicas, com intuito de reforçar e aumentar a capacidade do solo.
É claro que hoje existem diversas soluções diferentes para melhorar o solo, a escolha da estratégia a ser utilizada vai depender da análise do tipo do solo, das condições, do grau de melhoramento pretendido, além do custo e tempo de execução.
Pensando nisso, preparamos esse texto para te explicar como o uso de colunas de brita pode melhorar o solo. Pronto para descobrir? Então, continue lendo!
O que são colunas de brita?
O nome já entrega quase tudo, não é? São mesmo colunas feitas de brita inseridas no solo.
As colunas podem ser entendidas como um método de melhoramento do solo, que ocorre através da perfuração do solo, com a ajuda da vibração de um martelo vibratório de movimento, para inserção de brita.
O objetivo principal é preencher solos de baixa resistência com brita, que é um elemento de reforço com características drenantes.
Aproveite para entender melhor o que são britas, como elas são obtidas e quais os tipos de obras que a utilizam, acessando o nosso conteúdo no blog sobre esse assunto.
Como funciona a inclusão das colunas de brita?
O procedimento para inserção das colunas de brita no solo acontece basicamente em 5 etapas, que são: preparação, enchimento, condução, compactação e acabamento.
Vamos ver como funciona cada uma delas?
Preparação
É a separação dos equipamentos e maquinário que vão ser utilizados durante o processo.
A máquina é colocada sobre o ponto que será inserida a coluna e estabilizada por meio de macacos hidráulicos, para garantir a segurança da operação.
A máquina é alimentada com o material através de uma caçamba elevatória.
Enchimento
O material que está sendo colocado na caçamba começa a alimentar o maquinário, que vai ser inserido no solo.
A partir do uso de ar comprimido, cria-se um fluxo contínuo da brita até o orifício de saída.
Condução
A partir da insuflação do ar comprimido e da ativação do vibrador, que vai se movimentando lateralmente, o solo começa a ser penetrado até a profundidade desejada.
Compactação
Quando a máquina chega na profundidade desejada, o vibrador rapidamente é levantado e a brita ocupa o espaço livre.
Depois disso, o vibrador desce novamente com intuito de causar nova expansão lateral e compactar a brita com o solo.
Acabamento
O processo é realizado sucessivamente até chegar à superfície, formando assim a coluna de brita.
Quais os resultados alcançados com o melhoramento do solo?
Quando as colunas são inseridas no solo, suas propriedades permitem que o solo:
- Aumente sua resistência de cisalhamento;
- Aumente sua capacidade de carga;
- Aumente a velocidade do adensamento e;
- Reduza recalques.
Os resultados obtidos com o tratamento do solo são avaliados a partir de cálculos de recalques e estabilidade, ou seja, o procedimento de inserção de colunas de brita no solo permite o alcance de melhores características mecânicas.
Curtiu o conteúdo? Aprender é sempre bom.
Por isso, quero te indicar um conteúdo muito valioso que fala sobre a importância das britas da construção civil, para ler o texto, clique aqui.
Para ler outros conteúdos informativos sobre sinalização, execução de obras, pavimentação, terraplanagem e outros assuntos desse universo, é só acessar nosso blog.
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais do Facebook e Instagram.