fbpx
| Joinville (47) 99119.9932 | Palhoça (48) 99141.9978
MENU
Brita número 1 27/05/2022

Brita número 1: entenda a usabilidade

As britas estão entre os materiais mais importantes na construção civil. Elas são, inclusive, a principal matéria-prima para a produção de concreto, que é indispensável na maior parte dos projetos no Brasil. A Brita número 1 é a mais utilizada pelas construtoras brasileiras, com malha variando entre 9,5 mm e 25 mm. O material serve como base para construção de vigas, lajes e colunas, isso sem falar no seu uso na área de pavimentação.

O Ministério de Minas e Energia (MME) define a brita como o produto do processo de fragmentação de vários tipos de rocha. Ela é formada a partir da detonação de blocos maiores, extraídos de rochas duras, tais como basalto e granito.

São muitas aplicações e diferentes tipos de brita indicados para cada situação. Como já explicamos o uso de outros tipos de britas, neste texto, vamos mostrar a usabilidade da Brita número 1. Continue a leitura.

A origem das britas

As britas são o resultado de um processo de perfuração ou explosão de rochas duras e maiores, como calcário, gnaisse, basalto e granito. Após a extração dessas rochas, seus fragmentos passam pela trituração e peneiramento industrial.

O desempenho dessas britas dependerá muito das propriedades geológicas da rocha de origem, como composição química, resistência mecânica, textura e tendência à degradação. No canteiro de obras, as britas são encomendadas seguindo as especificações desejadas. Cada um dos tipos pode ser usado separadamente ou em conjunto.

Como são classificadas?

Existem sete tipos de brita, considerando sua granulometria: o pó de brita e as britas 0, 1, 2, 3, 4 e rachão. Cada um deles é adequado a uma finalidade. A classificação é feita de acordo com a granulometria de cada modelo. Confira os tipos definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo MME:

  • Pó de brita : malha de até 4,75mm;
  • Brita 0 ou pedrisco: malha entre 4,75 mm e 12,5 mm;
  • Brita 1: malha entre 9,5 mm e 25 mm;
  • Brita 2: malha entre 19 mm e 31,5mm;
  • Brita 3: malha entre 25 mm e 50 mm;
  • Brita 4: malha entre 37,5 mm e 75 mm;
  • Rachão: malha maior que 76 mm.

Qual a usabilidade da Brita número 1?

Como mencionado anteriormente, a Brita número 1 é a mais usada pelas construtoras e aparece no processo de diversas obras de grande porte, como prédios, pontes e espaços comerciais. Também é muito utilizada em projetos de pavimentação no uso de CBUQ.

Seu tamanho é o dobro da Brita 0, variando entre 9,5 mm e 25 mm, o que a torna ideal para a fabricação de concreto para colunas, vigas e lajes.

Saiba como escolher o tipo de brita adequado 

Qualquer rocha pode ser britada e utilizada na construção, no entanto, para que atenda às necessidades de determinado projeto, alguns atributos físicos devem ser considerados. Para escolher os tipos adequados, também é preciso entender a geologia e o uso final do produto.   

Alguns tipos de rochas não atendem às especificações físicas necessárias. São obrigatórios vários testes físicos para determinar se o tipo de rocha servirá como matéria-prima da brita. 

Entre eles estão os ensaios de abrasão, que mede a dureza e durabilidade da rocha, de absorção, para determinar o grau de porosidade, e de resistência à compressão e à tração. É preciso ainda, considerar a massa específica da rocha, afim de calcular o peso do material que está sendo empregado em obra.

Deu para entender como é feita a classificação das britas e o uso da Brita número 1? Nós, da Vogelsanger Britagem, contamos com esses e outros produtos para diferentes projetos. Precisando de mais informações? Entre em contato.

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI