Também conhecida como pedra britada, a brita é como chamamos algumas pedras (granito, gnaisse, calcário e basalto, por exemplo) quebradas em pequenos fragmentos de tamanhos dos mais variados. Posteriormente, a brita é usada em diversos setores da construção civil, na maioria das vezes como agregado para a produção de concreto. Com uma classificação que varia de acordo com os tamanhos, a brita tem como um de seus tipos o pó de brita, assunto do texto abaixo.
Se você quer entender melhor o que é o pó de brita e, principalmente, suas aplicações, este conteúdo que a Vogelsanger preparou foi feito pensando especialmente em você. Continue a leitura em seguida e confira!
O que é o pó de brita
O pó de brita nada mais é que um dos tipos de brita resultantes da fragmentação de rochas maiores, obtidas após a extração por detonação. Outros tipos de brita são a brita 0 (também chamada de pedrisco), brita 1, brita 2, brita 3 e brita 4 (também conhecida como pedra de mão). Nós temos um texto dedicado inteiramente aos tipos de brita, o qual você pode ler por este link.
Cada um dos tipos de brita que citamos acima é categorizado de acordo com seu tamanho, ou sua granulometria. Como o próprio nome sugere, o pó de brita é o menor de todos eles, tendo uma malha de até 4,8 mm. Quando o fragmento ultrapassa esta granulometria, ele é considerado um pedrisco.
Cada tipo possui algumas aplicações específicas — e é exatamente por isso que eles são divididos assim. Veja na sequência os usos mais comuns dados para o pó de brita:
3 principais aplicações do pó de brita
1. Concretos com textura fina
Popular desde a década de 60 e nunca saindo de moda, o concreto aparente é uma opção muito interessante para quem quer apostar em espaços mais rústicos. Como o material fica exposto, é necessário dar uma aparência mais limpa a ele, o que é feito através do uso dos concretos com textura fina.
É para atingir essa textura que o pó de brita é recomendado como agregado na produção. A granulometria baixa do material — aliada a outros fatores — contribui para a obtenção da textura desejada.
2. Pré-moldados
Apresentando vantagens que incluem rapidez, qualidade e durabilidade, os pré-moldados já estão consolidados em obras de grande porte e crescendo cada vez mais em construções menores também. Trata-se de um material que é feito em um molde e é levado ao canteiro já pronto.
Também como agregado, o pó de brita é muito utilizado na produção de pré-moldados de concreto.
3. Argamassa para contrapisos
Contrapiso é uma camada que pode ser aplicada entre o concreto e o revestimento que virá por cima. Ela é uma transição que serve para nivelar e regularizar o solo em questão. Para aplicar o contrapiso, uma argamassa é utilizada. Ela, por sua vez, é mais uma que costuma levar o pó de brita em sua composição.
Entendeu as aplicações do pó de brita? Este produto está entre as soluções oferecidas pela Vogelsanger. Confira-o em nosso catálogo!