fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
pátio industrial 09/04/2020

Você sabe o que é pátio industrial?

Todo o trabalho envolvido na construção de um pátio industrial está incluído nos serviços da Vogelsanger. Estes espaços — que podem ser utilizados por empresas de diversos setores e com finalidades tão variadas quanto — costumam receber volumes elevados de carga, o que exige que toda a execução seja muito bem feita.

Por fazer parte da nossa atuação, o pátio industrial é o assunto do texto que a Vogelsanger preparou para hoje. Abaixo, nós falamos um pouco mais sobre o assunto, dando bastante destaque ao tipo de revestimento utilizado em pátios industriais em todo o país, no qual nós somos especialistas — podendo trazer soluções com qualidade, eficiência e rapidez.

Acompanhe o restante do texto na sequência e confira!

O que é pátio industrial

Como já citamos, o pátio industrial é um espaço altamente versátil. Ele pode servir como um estacionamento, um depósito de produtos, uma área de logística, um local para manobra de caminhões e outros equipamentos, entre tantas outras atividades. De uma maneira muito básica e resumida, podemos defini-lo como um “ambiente coringa”, podendo ser utilizado de diversas formas.

Alguns exemplos de estabelecimentos que costumam contar com um pátio industrial próprio são supermercados, shopping centers, postos de gasolina, grandes lojas de departamentos e empresas de montagem de veículos, onde, depois de prontos, os carros ficam esperando estacionados o transporte para as concessionárias.

Vale destacar aqui que, apesar de o nome sugerir isso, pátios industriais não precisam ser, necessariamente, espaços enormes. Dependendo da demanda e da carga de cada espaço, eles podem ser maiores ou menores.

Como fazer um pátio industrial

Depois de explicar o que são os pátios industriais, a Vogelsanger te mostra também como é o processo de fazer um desses pátios. Acompanhe as etapas:

Primeiros passos

Antes de começar a executar o pátio, é preciso definir alguns aspectos relacionados ao que será feito no projeto. Deve-se saber o objetivo do pátio,  o tipo de carga que será solicitado dele, se será aberto ou fechado, saber sobre a necessidade de drenagens e reforços da estrutura em pontos específicos, entre outros fatores.

É somente tendo esses e outros dados em mãos que é possível desenvolver o projeto mais adequado e que dê conta de todas as necessidades estipuladas previamente.

Nivelamento e reforço do subleito

Esta etapa da terraplanagem consiste em nivelar e reforçar o terreno existente, deixando-o nas cotas de projeto, com o suporte estrutural definido em projeto. Dependendo dos níveis de interferências a fazer neste terreno, são necessários alguns equipamentos: incluindo aí uma escavadeira hidráulica, um trator de esteira, um rolo compactador corrugado e liso e uma motoniveladora.

Execução da sub-base

Esta etapa é dimensionada de acordo com a necessidade de solicitações de carga do determinado pátio industrial, geralmente realizada com macadame seco (material pétreo), atendendo as características de projeto (deflexão, compactação) necessárias para suportar a demanda indicada.

Execução da base

Também dimensionada de acordo com a necessidade de solicitações de carga do determinado pátio industrial, da mesma forma que a anterior, a base geralmente é feita com brita graduada (material pétreo), mais uma vez atendendo as características de projeto (deflexão, compactação) necessárias para demanda indicada.

Camada final de revestimento

Por fim, temos a camada final de revestimento. Nesta etapa, o produto mais usado em todo o mundo, por suas características técnicas e de qualidade (resistência, aspecto visual, trafegabilidade, entre outros) é o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), também conhecido simplesmente como asfalto. Nós temos outros textos aqui em nosso blog falando sobre o assunto, e você pode conferi-los através deste link.

Na última etapa, após a colocação da camada final, normalmente se faz uma sinalização horizontal e vertical que varia de acordo com o uso do pátio industrial executado.

Aqui na Vogelsanger, nós somos especialistas em execução de pequenos e grandes pátios industriais, com uma equipe técnica altamente especializada e apta para lhe atender com agilidade e muita qualidade. Caso a sua empresa esteja precisando de um destes espaços, entre em contato conosco hoje mesmo!

Receba nossas novidades em seu e-mail

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
Joinville Palhoça