fbpx
MENU
drenagem na construção civil 26/03/2020

Você sabe o que é drenagem na construção civil?

Dentro da construção civil, muitos são os processos necessários para a realização de uma obra completa. Na maioria dos casos é necessário preparar o solo, como já vimos anteriormente em outros artigos, sendo que em muitos deles a drenagem é uma das técnicas utilizadas para isso.
Caso você não saiba exatamente o que é a drenagem na construção civil, este texto que a Britagem Vogelsanger preparou foi feito pensando especialmente em você!

Na sequência, nós te explicamos o que é a drenagem na construção civil, deixamos clara a sua importância para o resultado de uma obra e ainda diferenciamos os dois principais tipos de drenagem. Se quiser entender melhor o assunto, continue a leitura na sequência e saiba mais sobre a drenagem na construção civil!

O que é a drenagem na construção civil e qual é sua importância

Em sua definição mais básica, drenagem significa retirar ou escoar a água presente em um determinado local, fazendo-a desaguar em um ponto de interesse. Trazendo este conceito especificamente para o setor da construção civil, a drenagem é um processo que busca retirar a água presente num determinado local de interesse, seja ela superficial ou subterrânea, a fim de que este fique pronto para receber a obra que virá em seguida, e ainda estejam em pleno funcionamento depois da obra pronta.

Alguns dos componentes mais importantes que podem fazer parte de uma drenagem na construção civil são tubos (concreto, PEAD, PVC, etc), túneis, canais, valas e fossos. Depois que a drenagem é feita, a água é direcionada a canais naturais (rios ou córregos) ou canais artificiais (feito com concreto simples, armado ou gabião). Tudo dependerá da disponibilidade ou não de um canal natural na região e do sistema de macro drenagem existente.

Em suma, pode-se afirmar que drenar um terreno tem duas finalidades distintas. A primeira delas é a de escoar a água de chuvas e tempestades (águas superficiais), evitando a ocorrência de enchentes. Já a segunda é para o bem da própria estrutura, eliminando problemas com as águas subterrâneas, para que ela não seja afetada por um problema semelhante ao que aconteceu com a Torre de Pisa, na Itália, por exemplo (que é conhecidamente torta e exige constantes reparos).

Drenagem superficial x Drenagem profunda

Seja ela feita com canais naturais ou canais artificiais, a drenagem existe em dois formatos diferentes, os quais podem variar de acordo com as necessidades do terreno em questão. A drenagem pode ser superficial ou profunda. Como os próprios nomes sugerem, a diferença principal entre os dois métodos é a profundidade do processo.

A drenagem superficial é feita com a intenção de captar e escoar superficialmente as águas de chuvas que se acumulam em locais indesejados, podendo até mesmo causar enchentes. É com a drenagem superficial que os profissionais da área da engenharia civil podem evitar situações gravíssimas. Exemplos fáceis de vermos no dia a dia são as sarjetas executadas junto ao asfalto, onde as águas da chuva escoam facilmente para as caixas de captação.

Já a drenagem profunda, por sua vez, busca solucionar — ou pelo menos amenizar — um outro problema grave: a presença de água de infiltração e percolação no solo. É de extrema importância evitar o aparecimento desta água, visto que ela pode causar problemas para as estruturas. Outras finalidades da drenagem profunda são interceptar a água antes que ela atinja o subleito, rebaixar o lençol freático e manter a umidade compatível com as condições de tráfego. Um exemplo disso são os drenos profundos que são habitualmente construídos ao lado da rodovia, em áreas de corte, que captam a água antes que a mesma infiltre para baixo do pavimento asfáltico.

A Britagem Vogelsanger também atua com a drenagem na construção civil!

E por aqui nós também atuamos com a drenagem na construção civil! Isso porque ela pode estar incluída — caso haja a necessidade — em projetos de pavimentação asfáltica, um dos principais serviços oferecidos pela Britagem Vogelsanger. Ainda que ela não esteja incluída em nossos focos, nós estamos preparados para realizá-la caso o projeto de pavimentação a exija!

E aí, gostou de saber mais sobre a drenagem na construção civil? Como você pôde ver, ela é altamente importante para evitar diferentes problemas relacionados ao excesso de água. Se você gostou deste texto e quer continuar recebendo conteúdos similares, acompanhe a Britagem Vogelsanger no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI