fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
viga benkelman 21/10/2020

Viga Benkelman: o que é e para que serve

Para empresas que atuam com a construção civil, mais precisamente em obras de pavimentação e infraestrutura urbana, a realização de alguns ensaios e testes é fundamental para garantir a qualidade do serviço e a segurança das pessoas que irão utilizá-lo. Neste cenário, temos o equipamento chamado Viga Benkelman, assunto do texto de hoje.

Na sequência, você poderá ver exatamente o que é a Viga Benkelman e para quais tipos de testes de qualidade ela é utilizada. Continue a leitura e confira!

 

O que é a Viga Benkelman?

A Viga Benkelman é um equipamento usado para realizar medições deflectométricas de pavimentos. Ela foi criada no início da década de 1950 pelo engenheiro A.C. Benkelman — é do sobrenome do inventor que o nome do equipamento vem. 

Como ela é um equipamento relativamente simples, barato e de altíssima eficiência, a Viga Benkelman se tornou o sistema mais usado no mundo para medir deflexões de pavimentos. Assim como no restante do mundo, ela é usada frequentemente em obras de pavimentação brasileiras.

Ela é composta por uma parte fixa e uma viga móvel. Para que o teste de deflexão seja feito corretamente, a parte fixa é apoiada com seus três pés reguláveis no pavimento. Já a viga móvel é acoplada à parte fixa por uma articulação, e uma de suas extremidades entra em contato com o pavimento.

 

Para que ela serve e como funciona?

Como já citamos, a Viga Benkelman serve para fazer a medição da deflexão de pavimentos. Mas você sabe o que é isso? Deflexão é o nome que damos ao grau em que um elemento estrutural é deslocado sob uma carga. Podemos entender a deflexão de pavimentos como o quanto eles deformam quando estão sofrendo a pressão de alguma carga específica.

Seu funcionamento é bem simples de entender. A extremidade que entra em contato com o pavimento, como citamos anteriormente, é equipada com uma espécie de vibrador, utilizado para vencer o atrito entre as peças móveis. Além da Viga, um caminhão com cerca de 8,2 tf serve como a carga que será medida.

A ponta de prova, ou seja, a extremidade que fica em contato com o pavimento, é colocada entre os pneus de uma das rodas geminadas traseiras do caminhão. O extensômetro, que fica na parte móvel do equipamento, deve ser lido duas vezes — quando o caminhão está em cima da ponta de prova e mais uma vez com ele a 10 metros de distância.

Este ensaio, inclusive, é utilizado para dimensionamentos de camadas de pavimento, sendo que quanto menor a deflexão da camada ensaiada menores serão as espessuras das camadas subsequentes. 

É a partir desse procedimento que nós e outras empresas que atuam na área podemos ter o resultado da deflexão de pavimentos, atestando, assim, a qualidade do serviço.

 

Confie em empresas que realizam testes!

Outra informação que nós também já citamos neste texto é a importância da realização de testes das mais diferentes naturezas. Sem eles, é impossível ter a certeza de que o serviço é realmente confiável e de alta qualidade. É por isso que, na Britagem Vogelsanger, tudo o que fazemos é devidamente testado.

Além dos equipamentos, nós possuímos um laboratório próprio — sempre visando entregar um trabalho bem feito e seguro. São nas empresas como a Britagem Vogelsanger, que têm a segurança como uma prioridade, que sua confiança deve ser depositada.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos processos e ver o que podemos fazer por você!

E caso tenha gostado do texto e queira receber mais, acompanhe a Britagem Vogelsanger no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
Joinville Palhoça