fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
terraplenagem mal feita 24/07/2020

Possíveis consequências de uma terraplenagem mal feita

Antes que uma obra seja iniciada, é preciso que haja uma série de preparativos de todos os tipos. E uma delas, que diz respeito ao terreno em que a obra será feita, é a terraplenagem. Este serviço é tão essencial quanto qualquer outra etapa da construção. Mas você já parou para pensar no que pode acontecer quando se faz uma terraplenagem mal feita?

É exatamente sobre este assunto que a Britagem Vogelsanger trata neste texto. Abaixo, nós relembramos o que é este serviço e mostramos as principais possíveis consequências de uma terraplenagem mal feita. Continue a leitura e confira!

Relembrando: o que é terraplenagem

Para que possamos mostrar as consequências, devemos, primeiro, relembrar o conceito de terraplenagem. 

A definição de terraplenagem não foge do que o próprio nome da técnica sugere. O objetivo do processo é fazer as movimentações de terra necessárias para que o terreno fique com as características, cotas e topografia necessárias ao objeto final do projeto. Na maioria dos casos, os terrenos que passam por uma terraplenagem são taludes com declives ou aclives que precisam ser nivelados, a fim de atender as características que o projeto pede.

A terraplenagem começa com uma limpeza e remoção de detritos do terreno em questão, o que pode incluir inclusive restos de vegetação, para que, na sequência, se inicie de fato o trabalho de movimentação de terra, seja corte, onde se faz necessário a remoção de material; ou aterro, onde se faz necessário o acréscimo do mesmo. 

Tanto o corte quanto o aterro, assim como suas as respectivas quantidades, são determinados anteriormente no projeto, que indicará a cota que o terreno ficará em cada segmento. 

Aqui mesmo, no blog da Britagem Vogelsanger, nós temos um texto inteiramente dedicado a explicar o que é a terraplenagem e mostrar para que ela serve. Você pode acessá-lo e ler tudo na íntegra através deste link.

Consequências de uma terraplenagem mal feita

Agora que já relembramos o que ela é, chega a hora de falar sobre as consequências de uma terraplenagem mal feita. É preciso destacar que há dois tipos de consequências aqui: as que vêm a curto prazo e as que vêm a longo prazo. Mesmo sendo diferentes, ambas são perigosas para a integridade da obra e devem ser evitadas.

Acompanhe:

Curto prazo

Quando uma terraplenagem é mal executada, podem ocorrer quase que imediatamente, em função de chuvas, a erosão do solo, causando não só um problema local, mas também este material erodido pode ser carreado para dentro de drenagens pluviais, entupindo-as e causando danos na vizinhança do empreendimento. 

Há ainda serviços mal executados caracterizados pela remoção excessiva e desnecessária da vegetação, que ajuda a proteger o solo, gerando um risco muito maior de que deslizamentos, o que em proporções maiores pode causar acidentes de magnitudes muito grandes.

Outro problema que pode acontecer a curto prazo com uma terraplenagem mal feita é com a própria edificação recém construída, uma vez que um solo não muito bem estabilizado, nivelado e compactado pode levar a construção ao colapso com o aparecimento de trincas e rachaduras. Depois de um tempo, elas podem ser as responsáveis por problemas muito maiores, fazendo o local ter que ser desocupado para que não haja perigos para as pessoas.

Longo prazo

A longo prazo, os problemas podem ser ainda mais graves. Isso porque eles vão além da obra em questão e do terreno em que ela foi construída. Os problemas podem se alastrar para a vizinhança com a continuidade de uma erosão onde a drenagem de toda a região questão pode ser afetada, levando inclusive a problemas com enchentes. Imóveis vizinhos podem sofrer impactos por acúmulos de água em função da mudança de cotas e lençol freático, deslocamentos de terra podem atingir imóveis vizinhos também, além de problemas na estrutura da construção, que ao longo do tempo pode piorar ainda mais e levar o imóvel a ponto de precisar ser interditado.

Terraplenagem é um serviço muito importante; e que não deve ser subestimado em ocasião nenhuma. Quando for contratar uma empresa para realizar sua obra, tenha certeza de que ela está preparada também para esta etapa tão fundamental — como é o nosso caso aqui na Vogelsanger!

E caso tenha gostado deste texto e queira receber mais, acompanhe-nos no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
Joinville Palhoça