fbpx
MENU
extração de corpo de prova 22/04/2021

Extração de corpo de prova: saiba mais sobre este procedimento

Quando lidamos com obras que afetam diretamente a vida das pessoas, é indispensável garantir que tudo esteja de acordo com as normas e, consequentemente, seguro. Existem diversas ações que devem ser realizadas para aferir as características de uma obra de pavimentação, sendo que a extração de corpo de prova da camada asfáltica é uma delas.

É possível que você nunca tenha ouvido falar neste procedimento, mas não tenha dúvidas de que ele é importantíssimo. Para se ter uma ideia, a extração de corpo de prova não é feita apenas em asfaltos, como também em várias outras obras que usam outros materiais, como concreto armado.

Neste texto, a Britagem Vogelsanger fala um pouco mais a respeito do processo. Afinal, como a pavimentação asfáltica é um dos nossos principais serviços, a extração de corpo de prova está muito presente em nossas rotinas — nós entendemos deste assunto.

Com o texto, você saberá o que é a extração de corpo de prova e poderá entender também por que razões ela é importante. Continue a leitura e entenda!

O que é extração de corpo de prova?

Como nós já mostramos em um outro texto, há mais de uma dezena de ensaios que precisam ser realizados para assegurar-se de que o asfalto produzido tem os atributos exigidos pelas normas. No entanto, não é possível avaliar o asfalto por inteiro, especialmente em obras extensas como as de rodovias.

É preciso retirar uma pequena amostra do asfalto produzido. Se os métodos de produção tiverem sido os corretos, essa pequena amostra terá as mesmas características que todo o resto do asfalto. A amostra retirada, por sua vez, é o que chamamos de corpo de prova. Ela é a parcela do material que será utilizada para a realização dos ensaios.

Alguns desses ensaios, os quais descrevemos com mais detalhes no texto do link acima, são:

  • Determinação da Massa Específica Aparente “in situ”;
  • Determinação da Densidade Real e Aparente;
  • Teor de Betume de misturas asfálticas com o aparelho Rotarex e Soxhlet;
  • Ensaio de Marshall (Estabilidade e Fluência);
  • Determinação do Grau de Compactação in loco;
  • índice de Vazios.

Considerando que o corpo de prova é o material enviado para análise, a extração do corpo de prova é o processo através do qual esse material é retirado do asfalto. Ele é realizado com o auxílio de uma sonda rotativa, que retira uma amostra do material sem comprometer a estrutura do pavimento.

Por que este procedimento é importante?

Os ensaios determinados pelas normas da ABNT são fundamentais para conferir se o material produzido tem a qualidade necessária para garantir a segurança dos veículos, dos condutores e dos pedestres. E é através de uma amostra desse asfalto (corpo de prova) que esses ensaios podem ser feitos.

E é exatamente por isso que a extração do corpo de prova é tão importante. Ele é quem mostra se a produção realmente foi um sucesso e se a obra pode ser finalizada e entregue ao cliente.

A extração do corpo de prova, assim como os ensaios descritos, também fazem parte do escopo de atividades da Britagem Vogelsanger. Através dela, nós buscamos entregar as melhores obras possíveis.

Para acompanhar nossos trabalhos — além de receber mais conteúdo —, siga-nos no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI