fbpx
MENU
concreto reciclado 1 24/11/2023

Concreto reciclado – Conheça vantagens e desvantagens do material

A construção civil é um setor com um impacto significativo no meio ambiente, tanto em termos de consumo de recursos naturais quanto de geração de resíduos. Nesse contexto, a reutilização de materiais, com soluções como o concreto reciclado, ganha cada vez mais relevância por sua contribuição para a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Você sabia que cerca de 2% a 3% da fabricação de uma usina de produção de concreto é descartada como resíduo?

Sabendo disso, acompanhe este conteúdo até o final e saiba mais sobre a importância, desempenho e durabilidade deste material. 

Como é feito o concreto reciclado?

Por meio do uso de britadeiras e outros equipamentos, o concreto, que um dia fez parte da estrutura de prédios, pontes, pavimentos e muito mais, é coletado e agrupado. 

Seu processo de produção é realizado a partir da reutilização de agregados provenientes de técnicas convencionais de demolições e resíduos de concreto descartado. 

Este procedimento envolve etapas específicas que resultam em um novo agregado, sendo utilizado na produção do concreto e prezando pela qualidade e as propriedades adequadas do material. 

Veja a seguir as etapas desse processo:

  • Trituração;
  • Processo de cura;
  • Coleta e seleção;
  • Mistura e dosagem;
  • Separação por tamanho;
  • Remoção de impurezas;

É importante ressaltar que a fabricação do concreto reciclado deve seguir normas e recomendações técnicas específicas para garantir seus atributos e desempenho adequados, similares ao concreto tradicional.

Por que considerar o uso de concreto reciclado

O conceito de concreto reciclado está diretamente relacionado aos 3Rs da sustentabilidade, pois envolve a redução do consumo, a reutilização de materiais e a reciclagem de resíduos, contribuindo para uma abordagem mais sustentável na indústria da construção.

A importância da sustentabilidade na construção civil

A adoção do concreto reciclado na construção civil desempenha um papel interessante na promoção do uso consciente de recursos naturais e na redução do impacto ambiental. 

Os setores da construção são conhecidos por consumir uma quantidade significativa de elementos da natureza e por gerar uma quantidade igualmente considerável de resíduos sólidos.

Com os avanços na tecnologia de reciclagem, é possível obter um material com propriedades mecânicas semelhantes ou até mesmo superiores às do concreto convencional. Isso significa que não há comprometimento na qualidade, durabilidade e desempenho do produto.

Vantagens do concreto reciclado

Sustentabilidade e redução do impacto ambiental

Ao optar pelo uso desse tipo de concreto, é possível contribuir para a redução de volume de resíduos sólidos na construção civil, além de minimizar a extração de recursos naturais, como areia e brita.  A reutilização dos agregados reciclados também ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa associados à produção de concreto convencional.  

Camada base para empreendimentos

Também conhecida como base granular, é uma estrutura que fica abaixo do pavimento, com a função de distribuir as cargas das construções e proporcionar estabilidade ao solo. O concreto reciclado pode ser utilizado como material para essa camada, substituindo os materiais tradicionais, como seixo rolado, brita ou solo compactado. 

Desempenho e durabilidade

Embora o concreto reciclado seja produzido a partir de materiais reaproveitados, sua resistência e durabilidade podem ser comparáveis ao concreto convencional. Devido à incorporação de novas tecnologias e métodos de produção, é possível obter um concreto com características apropriadas às demandas da construção civil.

Além desses benefícios, podemos destacar:

  • Resistente e forte;
  • Material acessível;
  • Redução de resíduos;
  • Promoção da sustentabilidade;

Desvantagens do concreto reciclado

Apesar das vantagens mencionadas, nem todos os pontos ainda fazem valer a escolha por esse produto. Conhecer suas desvantagens e pontos que ainda devem ser melhorados é fundamental para não prejudicar a execução de todo seu projeto. Confira. 

Variação na qualidade dos agregados reciclados

Uma das principais desvantagens deste tipo de concreto está relacionada à possível variação na qualidade dos agregados provenientes de diferentes fontes. 

Para trazer a resistência e qualidades similares ou superiores ao material tradicional, é exigido maior cuidado na gestão dos resíduos deste material, definido como insumo triturado, resultando no que conhecemos como agregado reciclado e que deve estar conforme os parâmetros definidos pela ABNT NBR 15116:2021

Gastos com energia

O uso de equipamentos para triturar o material na produção de concreto reciclado pode resultar em um consumo significativo de energia

Portanto, é essencial debater esse aspecto e considerar o investimento em maquinário eficiente. 

No entanto, o gasto de energia é contrabalançado pela diminuição da demanda por transporte e outros recursos.

Considerações sobre o concreto reciclado

A indústria da construção está cada vez mais demandando práticas e soluções sustentáveis e eficientes. A pesquisa e o desenvolvimento de técnicas de produção estão em constante evolução, o que tende a melhorar as características do material e a torná-lo mais acessível em termos de custo e disponibilidade.

Ao considerar o concreto reciclado em seus projetos, você estará contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a eficiência da construção civil. Avalie as vantagens e desvantagens, esteja em contato com especialistas para definir a possibilidade de seu uso em cada cenário e faça escolhas conscientes para um futuro mais sustentável.

Quer saber mais sobre o processo de pavimentação e como a grandes projetos podem ser realizados com qualidade e de maneira eficiente?
Entre em contato com a equipe da Britagem Vogelsanger, preencha nosso formulário e descubra todas as possibilidades para seu empreendimento!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI