A sustentabilidade em obras urbanas é um debate que, a cada dia, tem se tornado mais importante dentro das indústrias. Na construção civil, não seria diferente.
É uma busca incansável para aliar o crescimento do setor com as práticas sustentáveis. O setor da construção civil é considerado como o setor que mais polui o meio ambiente.
Segundo o Ministério das Cidades, existe uma média de 51% a 70% de sólidos urbanos mal gerenciados que degradam o meio ambiente, são resíduos de construção e demolição de obras civis.
Isso significa dizer que o Brasil ainda recicla muito pouco os resíduos que são produzidos na construção civil. Por isso, é indispensável pensarmos em sustentabilidade em obras urbanas.
Nesse sentido, produzimos esse texto, com intuito de abordar alguns aspectos importantes sobre o assunto.
Importância da sustentabilidade em obras urbanas
A sustentabilidade em obras urbanas pode ser entendida como soluções práticas que tem o intuito de aliar a construção civil com a proteção do meio ambiente.
A ideia é assegurar a redução dos impactos ambientais causados pelas obras civis, com soluções inovadoras que possam ajudar a potencializar a economia e a indústria civil e, ao mesmo tempo, garantir qualidade de vida para as gerações futuras.
A sustentabilidade tem papel fundamental para a redução dos impactos ambientais, diminuição da exploração dos recursos naturais e geração de soluções para a economia de energia.
Não faz mais sentido as empresas e a sociedade como um todo criar projetos que sejam prejudiciais ao meio ambiente. A sustentabilidade e o consumo consciente devem ser uma demanda prioritária nas construções civis
Principais práticas de sustentabilidade em obras urbanas
Sabendo que é indispensável a sustentabilidade nas obras públicas para cuidar do meio ambiente e, também para se adequar às tendências e às novas práticas do mercado, vamos abordar algumas dicas de como manter as obras urbanas mais sustentáveis:
Evitar o consumo exagerado de energia
Não resta dúvidas de que a redução do consumo de energia é necessária para a diminuição dos impactos ambientais. Portanto, desde o planejamento da obra é importante ter em mente ideias sustentáveis.
O planejamento é o momento de definição da iluminação, temperatura, dos desenhos, dos materiais, da verificação do terreno e da vegetação, por exemplo.
Então, é importante incluir as ideias de uso de recursos para iluminação e ventilação natural, por exemplo.
Os profissionais vão verificar a incidência do sol e do vento para adequar o projeto com intuito de utilizar menos energia.
Além disso, a escolha dos materiais também é importante, visto que existem materiais, como lâmpadas que gastam menos energia.
Por fim, o projeto pode incluir o uso de arejadores, que são torneiras que reduzem o consumo de água, bem como a instalação placas fotovoltaicas para captar a luz do sol e produzir energia elétrica.
Já que estamos falando em produção de energia solar, talvez te interesse conhecer o nosso conteúdo sobre estradas sustentáveis com painéis solares, acesse aqui.
Gerenciamento adequado dos resíduos
É uma ferramenta valiosa para a redução dos impactos ambientais que são produzidos durante uma obra. Se existe preocupação com sustentabilidade, deve existir também um gerenciamento de resíduos que seja eficiente.
A forma com que esse gerenciamento será feito vai depender do tamanho da obra. Em grandes projetos, o ideal é que se tenha um investimento em programas de gestão ambiental, para que os resíduos sejam separados desde o início da obra.
O fato é que a destinação correta dos resíduos e dos materiais deve ser pensada em qualquer tipo de obra, para evitar a contaminação do meio ambiente.
Inovações tecnológicas
É a utilização da tecnologia, por meio de softwares, para realizar um gerenciamento eficiente em todas as etapas da obra. Isso contribui para evitar o desperdício de materiais e também o retrabalho.
Além de ser bom para a obra financeiramente, é uma maneira de economizar energia e recursos.
O mercado está cheio de softwares e aplicativos disponíveis para elaboração e acompanhamento de projetos de construção civil, eles auxiliam no cálculo da quantidade de material, controle de insumo, tempo da obra, entre outros.
Conceito Green Buildings
É um espaço dentro da construção civil dedicado para processos de sustentabilidade. É chamado também de edifício verde ou construção sustentável. O Green Buildings envolve toda a obra, desde o planejamento, construção, operação.
A ideia é gerar benefícios econômicos, ambientais e à saúde.
O Green Buildings alia segurança, conforto e praticidade. Um exemplo é o tijolo ecológico que é produzido com menor quantidade de energia.
Vantagens na aplicação da sustentabilidade em obras urbanas
A ideia de obras civis sustentáveis traz diversas vantagens não só para as empresas que fazem parte da indústria, mas também para a sociedade e o meio ambiente.
Para introduzir nosso texto, separamos uma pequena lista com alguns desses benefícios, veja:
– Redução do consumo de energia, tanto para iluminação, quanto para climatização;
– Diminuição de resíduos sólidos;
– Redução da emissão de gás carbônico;
– Redução do uso e da extração de matéria-prima;
– Redução do impacto sobre o meio ambiente e também sobre as comunidades vizinhas;
– Construção de empreendimentos e cidades sustentáveis;
– Redução dos custos operacionais; entre outras.
Viu como é importante pensar em sustentabilidade em obras urbanas? Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo.
Continue lendo sobre esse assunto, nesse outro texto que produzimos sobre os conceitos de construção sustentável.
Para ler outros conteúdos desse universo é só acessar nosso blog. Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais do Facebook e Instagram.