fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
estrada sustentável com painéis solares 22/09/2021

Estrada sustentável com painéis solares: conheça a inovação!

Inovações das mais diversas fazem parte da rotina da Britagem Vogelsanger. Além de posts sobre o assunto, os quais publicamos com frequência, nós estamos sempre promovendo a inovação através de nossos projetos, compra de novos equipamentos e controle tecnológico. Neste texto, nós seguimos por este caminho, apresentando uma novidade que pode vir a ser revolucionária: a criação de uma estrada sustentável com painéis solares.

Apesar de falarmos em “novidade”, a invenção não é tão nova assim. Na verdade, ela foi apresentada pela primeira vez para um público em 2010, pelo engenheiro elétrico Scott Brusaw, em uma conferência promovida pela TEDx. Ele, inventor da tecnologia, utilizou a conferência para apresentar sua startup, a SolarRoadways, e, com ela, o produto.

Na sequência, nós falamos um pouco mais sobre tudo isso. Vamos te apresentar a estrada sustentável com painéis solares, explicar como ela funciona e mostrar o que falta para que ela esteja presente em ruas ao redor do mundo.

Acompanhe!

Conhecendo a estrada sustentável com painéis solares

De uma forma bem básica, a inovação é exatamente o que seu nome sugere: um projeto de estrada construída com painéis solares no lugar do famoso e consolidado asfalto. Mas por que essa ideia surgiu?

Porque, apesar da alta qualidade do material e das extensas pesquisas para deixá-lo cada vez menos prejudicial ao planeta, o asfalto continua sendo um tipo de concreto feito a partir do petróleo, recurso não renovável.

Mas esta não foi a única razão; o principal motivo foi o potencial energético. O fato de essas estradas serem feitas com painéis solares irá permitir que elas gerem energia para as casas ao seu redor, criando todo um processo sustentável que não termina na construção da estrada.

Outro ponto que deve ser destacado a respeito da estrada sustentável com painéis solares é o das luzes de LED que os painéis possuem. São elas que mostram as orientações de trânsito, substituindo a pintura que é feita no asfalto.

Veja as fotos abaixo para entender melhor o material e sua aplicabilidade:

painéis solares

O que falta para ela decolar?

Um projeto encantador, não acha? Mas, com todas as suas vantagens e tendo sido apresentado pela primeira vez mais de 10 anos atrás, por que ele ainda não decolou? Por que não vemos nenhuma estrada sustentável com painéis solares? Por um motivo muito simples: apesar de tudo, estamos falando de uma invenção nem um pouco barata.

É claro que, como toda construção de alta eficiência, o elevado investimento inicial pode ser compensado ao longo dos anos. De acordo com o próprio Scott, 20 anos da produção de energia da estrada seriam suficientes para que a estrada se pagasse.

A boa notícia é que, com o apoio do estado de Idaho e com levantamentos de recursos, o projeto piloto, avaliado em cerca de R$ 2 milhões, pode ser iniciado a qualquer momento.

Enquanto isso…

Enquanto a presença de uma estrada sustentável com painéis solares ainda não é possível, é preciso recorrer a outras soluções para se obter estradas de qualidade e o mais ecologicamente corretas possível.

Neste cenário, você pode contar com a Britagem Vogelsanger! Além da alta qualidade nas construções de nossas estradas, nós temos a sustentabilidade como uma de nossas prioridades, investindo em projetos com tipos de asfalto diferenciados.

Para saber mais sobre a nossa atuação neste sentido, você pode acompanhar nossas redes sociais, onde nós estamos constantemente falando sobre o assunto. É só nos seguir no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
    Joinville Palhoça