A reciclagem e tudo que envolve sustentabilidade são temas que estão muito em alta. E isso não é à toa; investir em ações menos prejudiciais para o planeta nunca foi tão importante quanto atualmente. Mas, e quanto à reciclagem de asfalto? Ela existe? Quanto pode ser aproveitado? Vale a pena?
Essas são algumas das questões que a Britagem Vogelsanger responde neste texto. A reciclagem de asfalto existe sim, e ela pode trazer muitas vantagens para quem resolve apostar nela. Quer entender melhor como ela funciona? Além de todas as outras questões que já citamos? Então continue a leitura e confira!
O que é reciclagem de asfalto?
A reciclagem de asfalto é o processo em que todo o material usado em pavimentos danificados pode ser reaproveitado. O objetivo é que 100% do material seja reutilizado, sem que haja a necessidade de incluir novos agregados na mistura asfáltica. As únicas adições são de agentes estabilizadores, que servem para reforçar o material.
Vale citar aqui que o objetivo desta ação é recuperar o material existente e aplicá-lo novamente no mesmo local, de forma que a qualidade geral da via seja melhorada. O material reciclado é aproveitado no mesmo local, na mesma via, diminuindo transportes e minimizando custos. Além disso, a reciclagem de asfalto apresenta uma lista de vantagens e pode ser feito de algumas formas distintas. Nos próximos parágrafos, nós explicamos isso com mais detalhes.
Onde se aplica?
Existem 2 principais aplicações para a reciclagem de pavimento. Uma delas é em vias não pavimentadas. Nesses locais, em que o tráfego de veículos acaba sendo prejudicado pela falta de um pavimento de qualidade, os equipamentos misturam, colocam na umidade ótima e compactam o material que já existe, deixando-o mais homogêneo, firme e em melhores condições de trafegabilidade.
E a outra opção são as vias com camadas de asfalto. Geralmente, pela grande quantidade de equipamentos envolvidos, são executados em rodovias e não dentro de cidades. Com a reciclagem do pavimento, reabilita-se um pavimento degradado com a ação do tempo, renovando todas as suas características físicas e estruturais.
Quais são as vantagens?
A reciclagem de asfalto traz toda uma lista de vantagens, incluindo:
- Reaproveitamento de todo o material degradado presente na via;
- Controle da espessura das camadas reutilizadas;
- Alta taxa de produtividade;
- Pode ser feito uma pista por vez, sendo assim o trânsito não precisa ser completamente interrompido;
- Dias de chuva não atrapalham a execução do serviço.
Diferentes tipos de reciclagem de asfalto
Por fim, chega o momento de falarmos a respeito dos diferentes tipos de reciclagem de asfalto. Todos eles trazem as vantagens que listamos acima, mas, dependendo da situação, um tipo acaba sendo mais recomendado que o outro.
Para entendê-los, precisamos dividir a reciclagem de asfalto em duas categorias: a quente e a frio. A reciclagem a quente consiste em aquecer o material antes que ele seja aplicado novamente na via, a fim de proporcionar uma melhor mistura dos agregados com os aditivos rejuvenescedores do CAP, além de proporcionar uma melhor compactação das camadas.
A reciclagem a frio, por sua vez, pode ser in situ (com todo o processo sendo feito no local) ou em uma usina especial para reciclagem de asfalto, sendo este processo mais simples.
E você, já tinha ouvido falar nessa possibilidade? O que achou? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais, siga a Britagem Vogelsanger no Facebook e no Instagram!