fbpx
| Joinville (47) 99119.9932 | Palhoça (48) 99141.9978
MENU
microfresagem 10/06/2022

Fresagem fina x microfresagem: qual a diferença?

Quando falamos em pavimentação asfáltica, existem alguns conceitos que fazem parte da rotina de quem trabalha nessa atividade, mas que, muitas vezes, são desconhecidos para outras pessoas. Podemos citar como exemplos os termos fresagem, fresagem fina e microfresagem, assunto do texto de hoje. 

Por isso, nós, da Britagem Vogelsanger, vamos esclarecer o que é esse processo e a diferença entre fresagem fina e microfresagem, além de suas aplicações. Continue a leitura e confira!

O que é fresagem e para que serve?

Muito utilizada em obras de restauração de pavimentos asfálticos, a fresagem é o processo de corte, raspagem ou desbaste de uma ou mais camadas do asfalto. É realizada antes dos outros processos, removendo a parte do asfalto que está defeituosa, sem função estrutural e com sua capacidade de rolamento comprometida 

O processo pode ser feito em toda a pista ou também apenas em pontos localizados. Existem diferentes modalidades, que são categorizadas de acordo com a espessura de corte: fresagem superficial, fresagem rasa e fresagem profunda.

Mas, afinal de contas, por que é tão importante que ela seja feita antes de outras etapas de restauração? É simples: porque retira o pavimento antigo e danificado, deixando o local preparado para a nova aplicação de concreto betuminoso usinado a quente, o asfalto.

Não basta apenas aplicar uma nova camada de asfalto por cima da camada existente. É preciso removê-la, para que as patologias sejam retiradas também, e só depois disso aplicar as novas camadas. Isso evita que as patologias presentes sejam repassadas a nova camada de pavimento a ser aplicada.

Fresagem fina x microfresagem

Para que esse corte do asfalto seja feito, são utilizadas fresadoras com tambores de corte com diferentes especificações. É possível equipar a fresadora de asfalto com tambores de diferentes espaçamentos entre as linhas de corte no pavimento, e consequentemente com um número diferente de bits (ferramentas de corte). 

Um tambor de corte padrão tem um espaçamento de 15 mm entre as linhas de corte no pavimento. Além do tambor de fresagem padrão, existem as opções de utilização de um tambor econômico com menor número de bits e os tambores de fresagem fina e microfresagem, estes com maior número de bits.

Fresagem fina:

Trata-se do corte feito com tambor de maior quantidade de bits e menor espaçamento entre as linhas de corte no pavimento. Em comparação com o tambor padrão, o espaçamento reduz de 15 mm para 8 mm. Desta forma os sulcos produzidos são muito menores, cuja altura interna é reduzida de 4,33 mm para 2,31 mm. 

Quando há aplicação de micropavimento sobre a camada fresada, ocorre melhor aderência e, principalmente, uma redução no consumo do material novo em função da diminuição dos sulcos resultantes do corte.

Microfresagem:

Por ser mais um trabalho de correção superficial do que remoção, esse tipo de fresagem é recomendada para operações de aumento de aderência, preparação para tratamento superficial ou micropavimento, correções de irregularidades inferiores a 3 cm e remoção de pintura de sinalização. 

O corte é feito com tambor equipado com um alto número de bits e, consequentemente, possui menor capacidade de profundidade de corte. A distância entre as linhas de corte é tão pequena que o tráfego pode ser liberado sem a necessidade de aplicação de um novo material de revestimento.

O objetivo da aplicação não é a remoção da camada, mas sim uma correção superficial do pavimento. O espaçamento entre as linhas é reduzido de 8 mm para 6 mm e realizado de uma forma mais forte e precisa pelo fato desse tambor ser do tipo “6×2”, ou seja, a cada rotação completa do tambor passam dois bits na linha de corte no pavimento.

Agora que você já entendeu o que é fresagem e a diferença entre fresagem fina x microfresagem, acompanhe mais conteúdos como esse em nosso blog e siga nosso Facebook e Instagram.

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI