Quando o assunto é britagem e a engenharia rodoviária no geral, existem muitos conceitos considerados fundamentais para o entendimento dos processos. Entre eles, podemos citar o asfalto e a brita como dois dos itens mais importantes de praticamente qualquer projeto, visto que a brita é utilizada como agregado para a produção de todos os tipos de concreto (inclusive do próprio asfalto) e o asfalto é a última camada do revestimento mais comum nas estradas brasileiras e de todo o mundo.
Foi com a intenção de abordar claramente e explicar melhor o que são estes dois materiais que a Vogelsanger preparou o texto de hoje. Na sequência você poderá ver a definição e as principais aplicações de cada um deles. Continue a leitura e confira!
Tudo sobre asfalto
O que nós popularmente chamamos de asfalto é uma mistura denominada CAUQ (Concreto Asfáltico Usinado a Quente). Ela é composta principalmente por um material derivado do petróleo, o CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), além de materiais pétreos, que agem como agregados, e de aditivos, que podem ser misturados com o intuito de melhorar ainda mais as características da mistura.
A principal característica que faz o asfalto ser um dos tipos de pavimentos mais utilizados e recomendados para as estradas é a sua resistência e, consequentemente, a forma como a carga é distribuída por toda a sua superfície. Ele se enquadra na categoria de pavimentos flexíveis, graças à deformação elástica e uniforme de todas as suas camadas.
É o revestimento, a camada mais superficial da pavimentação asfáltica, que leva a mistura CAUQ que chamamos de asfalto. Mais informações sobre as outras camadas deste tipo de pavimento e ainda mais informações sobre ele podem ser encontradas em um texto que a Vogelsanger fez exclusivamente sobre o asfalto. Para saber ainda mais, veja-o neste link.
Tudo sobre brita
A brita, por sua vez, tem uma gama de aplicações muito maior que o asfalto, sendo, assim, outro dos elementos mais importantes do setor e um de nossos principais produtos por aqui. Em uma definição bem básica, a brita nada mais é que pequenos fragmentos de pedaços maiores de rochas como, por exemplo, o granito e o basalto.
A brita é o resultado da britagem, processo de cominuição das rochas extraídas de jazidas em equipamento apropriado, denominado britador. Dentro da aplicação na engenharia, ela é caracterizada por sua granulometria, dureza, abrasão, entre outras.
Algo interessante a ser citado sobre a brita é que um de seus tipos faz parte da produção do próprio asfalto,sendo que dependendo do traço a ser executado, a granulometria da brita pode variar.. E, falando em tipos e granulometria, podemos citar o pó de brita, as britas 0, 1, 2, 3, 4 e a pedra de mão (rachão). Cada um desses tipos é utilizado como agregado em diferentes ocasiões.
Para se ter uma ideia da importância da brita e do quanto ela é usada, basta olhar para o concreto. Ele, que é o material de construção mais utilizado no mundo inteiro para obras de todos os tipos, precisa — obrigatoriamente — da brita como agregado em sua produção.
A Vogelsanger trabalha com asfalto e brita da mais alta qualidade!
E se nós falamos tanto em asfalto e brita, é porque nós temos propriedade no assunto. Aqui na Vogelsanger, eles estão entre os produtos mais fabricados e utilizados. Com uma grande jazida que possui um volume enorme de rochas, nossa produção de brita está em constante ritmo, e nós estamos sempre prontos para comercializá-las ou utilizá-las em nossas obras.
E por falar nas nossas obras… É aí que entra o asfalto. A pavimentação asfáltica é um dos principais serviços da Vogelsanger, sendo que nós estamos por trás de alguns dos maiores projetos de pavimentação das cidades da Grande Florianópolis. Você pode conhecer os projetos que se tornaram uma realidade graças às nossas ações neste link.
E aí, gostou de texto? Já sabia com mais detalhes o que é asfalto e brita? Agora você sabe! Se quiser continuar recebendo nossos conteúdos, não deixe de seguir a Vogelsanger no Facebook e no Instagram!