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resistência ideal do calçamento 13/03/2024

Como saber a resistência ideal para seu calçamento?

Se você está planejando realizar um projeto de pavimento com concreto de cimento ou concreto asfáltico, seja para uma via pública, um estacionamento, um pátio ou uma área de lazer, é fundamental saber quais fatores influenciam no cálculo da resistência ideal para que o pavimento suporte as cargas e as condições climáticas sem apresentar deformações, fissuras ou trincas.

A resistência do pavimento depende de vários fatores, como o tipo e o volume de tráfego, o clima, o solo, o material utilizado, a espessura das camadas, a compactação e até mesmo o acabamento. 

Cada um desses aspectos influencia na escolha do método de definição da resistência e na avaliação da capacidade de carga do pavimento.

Acompanhe este artigo da Britagem Vogelsanger, onde vamos explicar como calcular a resistência e avaliar os pontos necessários para determinar a especificação para este tipo de obra.

O que é um pavimento

Presentes na infraestrutura de todas as cidade, além de projetos particulares, as obras de  pavimentação tem por objetivo, segundo normas e relatórios, estabelecer uma estrutura construída após a terraplenagem, destinada a:

  • Resistir e distribuir ao terreno de fundação da pavimentação os esforços verticais oriundos dos veículos,
  • Melhorar as condições de rolamento visando a economia, comodidade e segurança,
  • Resistir aos esforços horizontais que nele atuam, tornando mais durável a superfície de rolamento.

Imaginando sua forma mais simples, um calçamento ou pavimento é constituído por duas camadas. A Base (sub-base, reforço) e o Revestimento.

Podemos chamar de Base a camada destinada a resistir às deformações e distribuir os esforços verticais vindos do tráfego de pessoas e veículos.

Já o Revestimento é a camada, tanto quanto possível, impermeável e coesa que desempenha o papel de receber diretamente a ação de rolamento dos veículos e das intempéries como água, vento, mudanças de temperatura, atrito, impactos mecânicos e outros.

A resistência do calçamento

A resistência do calçamento e pavimentação é a capacidade que ele tem de suportar as tensões provocadas pelas cargas dos veículos e variações de temperatura sem sofrer danos estruturais. 

Um pavimento resistente é aquele que não apresenta deformações permanentes como afundamentos ou ondulações, nem fissuras ou trincas que comprometam a sua funcionalidade e a segurança dos usuários.

Como saber a resistência ideal?

Muito mais do que um cálculo único ou simples sobre qual tipo de material ou reforço necessários para criar a devida resistência de um calçamento, existe uma série de estudos feitos para determinar todo o contexto onde esse tipo de obra será realizada.

Estes estudos dependem, inicialmente, do tipo de material que será utilizado como, por exemplo, o concreto e o asfalto. Cada um desses materiais tem características próprias e requer um método de cálculo específico.

Calçamento de Concreto

O concreto é um material composto por cimento, areia, brita e água, que se solidifica após um processo de hidratação. O concreto é um material rígido, que tem uma alta resistência à compressão e uma baixa resistência à tração. Por isso, ele precisa ser armado com barras de aço para aumentar a sua capacidade de suportar as tensões provocadas pelas cargas e pelas variações de temperatura.

Entre os cálculos necessários para definir sua formulação e reforços necessários estão:

– O tipo e o volume de tráfego;

– A espessura da placa de concreto;

– A resistência à compressão do concreto;

– O módulo de elasticidade do concreto.

Asfalto

O asfalto é um material composto por uma mistura betuminosa como cimento asfáltico de petróleo, CAP, ligantes e agregados pétreos que se moldam ao solo após um processo de compactação. O asfalto é um material flexível, que tem menor resistência à compressão, mas com uma alta resistência à tração. Por isso, ele precisa ser apoiado sobre uma base resistente para distribuir as cargas e evitar deformações permanentes.

O cálculo da resistência do pavimento de asfalto é feito com base na teoria da plasticidade, que considera que o material se deforma permanentemente quando a carga aplicada ultrapassa o seu limite de elasticidade. Podemos considerar outros cálculos necessários também:

– O tipo e o volume de tráfego;

– A espessura da camada asfáltica;

– A espessura e o ISC da base, sub-base e subleito.

💡Leia também – Ensaio Marshall: o que é?

Independente do método de calçamento e pavimentação, alguns ensaios são comuns, como estudo de tráfego, sondagem da base e dimensionamento adequado das camadas pelo método Marshall. 

Se você está iniciando o processo de planejamento e execução do seu projeto, é fundamental contar com o apoio de uma empresa especializada e comprometida com a entrega de qualidade, agilidade e durabilidade. 

Independentemente da dimensão de sua obra, busque uma companhia com experiência e um vasto portfólio de projetos executados, como a Britagem Vogelsanger!  


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