Se você está planejando realizar um projeto de pavimento com concreto de cimento ou concreto asfáltico, seja para uma via pública, um estacionamento, um pátio ou uma área de lazer, é fundamental saber quais fatores influenciam no cálculo da resistência ideal para que o pavimento suporte as cargas e as condições climáticas sem apresentar deformações, fissuras ou trincas.
A resistência do pavimento depende de vários fatores, como o tipo e o volume de tráfego, o clima, o solo, o material utilizado, a espessura das camadas, a compactação e até mesmo o acabamento.
Cada um desses aspectos influencia na escolha do método de definição da resistência e na avaliação da capacidade de carga do pavimento.
Acompanhe este artigo da Britagem Vogelsanger, onde vamos explicar como calcular a resistência e avaliar os pontos necessários para determinar a especificação para este tipo de obra.
O que é um pavimento
Presentes na infraestrutura de todas as cidade, além de projetos particulares, as obras de pavimentação tem por objetivo, segundo normas e relatórios, estabelecer uma estrutura construída após a terraplenagem, destinada a:
- Resistir e distribuir ao terreno de fundação da pavimentação os esforços verticais oriundos dos veículos,
- Melhorar as condições de rolamento visando a economia, comodidade e segurança,
- Resistir aos esforços horizontais que nele atuam, tornando mais durável a superfície de rolamento.
Imaginando sua forma mais simples, um calçamento ou pavimento é constituído por duas camadas. A Base (sub-base, reforço) e o Revestimento.
Podemos chamar de Base a camada destinada a resistir às deformações e distribuir os esforços verticais vindos do tráfego de pessoas e veículos.
Já o Revestimento é a camada, tanto quanto possível, impermeável e coesa que desempenha o papel de receber diretamente a ação de rolamento dos veículos e das intempéries como água, vento, mudanças de temperatura, atrito, impactos mecânicos e outros.
A resistência do calçamento
A resistência do calçamento e pavimentação é a capacidade que ele tem de suportar as tensões provocadas pelas cargas dos veículos e variações de temperatura sem sofrer danos estruturais.
Um pavimento resistente é aquele que não apresenta deformações permanentes como afundamentos ou ondulações, nem fissuras ou trincas que comprometam a sua funcionalidade e a segurança dos usuários.
Como saber a resistência ideal?
Muito mais do que um cálculo único ou simples sobre qual tipo de material ou reforço necessários para criar a devida resistência de um calçamento, existe uma série de estudos feitos para determinar todo o contexto onde esse tipo de obra será realizada.
Estes estudos dependem, inicialmente, do tipo de material que será utilizado como, por exemplo, o concreto e o asfalto. Cada um desses materiais tem características próprias e requer um método de cálculo específico.
Calçamento de Concreto
O concreto é um material composto por cimento, areia, brita e água, que se solidifica após um processo de hidratação. O concreto é um material rígido, que tem uma alta resistência à compressão e uma baixa resistência à tração. Por isso, ele precisa ser armado com barras de aço para aumentar a sua capacidade de suportar as tensões provocadas pelas cargas e pelas variações de temperatura.
Entre os cálculos necessários para definir sua formulação e reforços necessários estão:
– O tipo e o volume de tráfego;
– A espessura da placa de concreto;
– A resistência à compressão do concreto;
– O módulo de elasticidade do concreto.
Asfalto
O asfalto é um material composto por uma mistura betuminosa como cimento asfáltico de petróleo, CAP, ligantes e agregados pétreos que se moldam ao solo após um processo de compactação. O asfalto é um material flexível, que tem menor resistência à compressão, mas com uma alta resistência à tração. Por isso, ele precisa ser apoiado sobre uma base resistente para distribuir as cargas e evitar deformações permanentes.
O cálculo da resistência do pavimento de asfalto é feito com base na teoria da plasticidade, que considera que o material se deforma permanentemente quando a carga aplicada ultrapassa o seu limite de elasticidade. Podemos considerar outros cálculos necessários também:
– O tipo e o volume de tráfego;
– A espessura da camada asfáltica;
– A espessura e o ISC da base, sub-base e subleito.
💡Leia também – Ensaio Marshall: o que é?
Independente do método de calçamento e pavimentação, alguns ensaios são comuns, como estudo de tráfego, sondagem da base e dimensionamento adequado das camadas pelo método Marshall.
Se você está iniciando o processo de planejamento e execução do seu projeto, é fundamental contar com o apoio de uma empresa especializada e comprometida com a entrega de qualidade, agilidade e durabilidade.
Independentemente da dimensão de sua obra, busque uma companhia com experiência e um vasto portfólio de projetos executados, como a Britagem Vogelsanger!
Continue acompanhando nossos conteúdos nas redes sociais e artigos de blog para comprovar nosso conhecimento, e entre em contato para saber mais sobre como iniciar a execução de sua pavimentação.