fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
ensaio marshall 15/10/2021

Ensaio Marshall: o que é?

O Ensaio Marshall é até hoje um dos métodos mais eficientes para a determinação do teor ideal de ligante no concreto asfáltico, sendo também um dos mais antigos métodos de análise de pavimentações.

De fato, o Ensaio Marshall tem sido considerado por parte das literaturas como parcialmente eficaz, entretanto, é uma técnica de análise de concreto asfáltico amplamente utilizada por ser um ensaio acessível e que apresenta resultados confiáveis e acessíveis.

Com isso em mente, preparamos um breve guia definitivo sobre o Ensaio Marshall, descrevendo do que se trata, contemplando sua história e listando suas etapas.

Boa leitura!

Conceituando o Ensaio Marshall

Originalmente concebido por Bruce Marshall, na década de 1930, o Ensaio Marshall foi criado para determinar a estabilidade e a fluência de misturas betuminosas a quente  de concreto asfáltico, com uso previsto em pavimentações.

Entretanto, com o advento da modernidade, diversas inovações foram desenvolvidas no ramo dos automóveis, principalmente em função do aumento de produção e circulação de automóveis, que criou uma demanda por pavimentações mais resistentes.

Seguindo tais inovações, o Ensaio Marshall teve seu método de análise refinado e ampliado ao longo das décadas, passando a analisar misturas betuminosas a frio e com emulsão asfáltica, por exemplo.

O Ensaio Marshall também é um dos muitos ensaios realizados pela Britagem Vogelsanger, estando entre as especialidades da nossa empresa.

Por que “ensaio”? Para que ele serve?

O termo “ensaio” vem traduzido do seu equivalente no inglês — essay —, o qual serve para conceituar uma análise feita sobre um determinado objeto — ou objetos — de estudo. Neste caso, o Ensaio Marshall tem a Estabilidade e Fluência do asfalto como seus objetos de análise.

Estabilidade

É a medida de sua capacidade de suportar os carregamentos oriundos do tráfego sem sofrer deformações plásticas permanentes e irreversíveis. 

Fluência 

Medida da flexibilidade do CAUQ (Concreto Asfáltico Usinado a Quente), por esta razão um baixo valor indica mistura seca e quebradiça, na mesma medida em que um valor alto reflete um material macio e plástico — podendo ser descrito até mesmo como elástico.

Como é feito o Ensaio Marshall?

Para determinar as medidas de Estabilidade e Fluência do asfalto, o Ensaio Marshall é realizado da seguinte maneira:

  • Compactação dos corpos de prova: etapa inicial em que são preparadas amostras de concreto asfáltico — as quais possuem composições variadas —, tendo seus pesos e medidas (altura e diâmetro) quantificados antes e depois do processo de compressão.
  • Submersão na água: cada corpo de prova é então submergido na água, a qual deve estar com uma temperatura de cerca de 60°C. As amostras são então deixadas em banho maria por um período de 30 a 40 minutos.
  • Compressão mecânica: por fim, cada corpo de prova é posicionado na prensa mecânica, essa que irá pressionar o molde e monitorar a carga exercida sobre ele, até que o corpo de prova se deforme ou rompa.

Assim, o Ensaio Marshall é capaz de quantificar informações extremamente importantes para a análise de quais tipos de composição de asfalto são mais eficientes, rentáveis e duradouras.

Interessante como o Ensaio Marshall ainda é útil e eficaz para a análise de asfaltos, mesmo depois de tantas décadas, não é mesmo? Se quiser ficar por dentro de mais informações com as lidas nesse texto, não deixe de seguir a Britagem Vogelsanger nos nossos perfis do Facebook e Instagram e visitar nosso site!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
    Joinville Palhoça