fbpx
| Joinville (47) 99119.9932 | Palhoça (48) 99141.9978
MENU
Viga Baldrame 03/05/2022

Viga Baldrame: o que é e como utilizá-la?

Utilizada para distribuir a carga das paredes e do teto para a fundação, a Viga Baldrame é um elemento estrutural de concreto armado, que  pode ou não estar abaixo do nível do terreno, dependendo da concepção do projeto.

Essa estrutura garante que não ocorra o aparecimento de trincas nas paredes, além de umidade e outros problemas que possam comprometer a segurança do local. Trata-se de um elemento praticamente obrigatório em obras residenciais e que merece atenção dos profissionais de construção civil.

Principais características

Uma das principais características da Viga Baldrame é que ela acompanha todo o perímetro das paredes, por isso, é uma das etapas da obra mais complexas, sobre a qual toda estrutura é levantada.

O dimensionamento da viga deve ser realizado por um engenheiro no projeto estrutural ou projeto de fundação, mas todo arquiteto precisa conhecer suas principais características para realizar o projeto de forma mais assertiva.

Para que é recomendada a Viga Baldrame?

A Viga Baldrame é recomendada em obras residenciais, onde você apoiará todo o peso das paredes, evitando trincas e recalques. Pode apoiar ainda uma laje, evitando que o piso seja executado em contato direto com o solo, eliminando problemas de umidade.

De acordo com profissionais da engenharia, utilizar esse tipo de viga ajuda a reduzir o consumo de materiais, uma vez que permite uma estrutura mais esbelta, sem perder a sua capacidade de resistência.

Conheça os 3 principais modelos

Existem três tipos de Vigas Baldrames, cada um com um tipo de aplicação e execução diferente. conheça quais são:

1. Viga Executada in Loco – Concretada no Local

Para sua concepção, é fundamental a escavação coerente com a disposição das paredes, de forma que todas as cargas oriundas de alvenaria sejam transmitidas corretamente. 

Quando em contato direto com o solo, a base de assentamento deve ser previamente compactada e coberta por lastro de brita ou demais materiais regularizadores, para que não haja contato direto, evitando contaminação do concreto e corrosão da armadura.

Feito isso, deve ser realizada a imposição de moldes e armaduras retangulares nas escavações, fazendo uso de espaçadores para que o aço seja isolado e as armações fiquem impossibilitadas de movimentações. Após a fixação destes, a concretagem deve ser feita seguindo as orientações da NBR 6118.

2. Viga Pré-Moldada

É uma solução bastante versátil, pois não necessita de desforma e acabamento final. Além de ser bastante sustentável, econômica e ágil diante da redução do uso de fôrmas, pregos, aços e concretagem no local. Por conta disso, também é reduzida a necessidade de mão de obra.

3. Viga de Blocos de Concreto – Blocos em Formato de U

São executadas através da utilização de blocos de concreto, com perfil de formato de U, sendo posteriormente preenchidos com concreto armado.

Como utilizar as Vigas Baldrame?

Após serem finalizados os elementos de fundação, como sapatas ou blocos de coroamento de estacas, deve-se dobrar as armaduras e fixar as formas das Vigas Baldrame. Pode ser feita a execução sem o fechamento da face inferior da forma, dependendo do nível do terreno.

A falta do fechamento pode permitir o escorrimento de nata de cimento, ou ainda uma perda no concreto, comum em concretagem sobre solo. Por isso, antes da concretagem, deve-se executar as formas bem rentes ao solo e colocar lastro de brita na superfície inferior.

Após a concretagem das vigas, com vibração durante a execução e cura nos dias seguintes, a próxima etapa é a impermeabilização da face superior, que irá evitar a umidade do solo por capilaridade à alvenaria da parede imediatamente acima. Essa impermeabilização pode ser feita por meio de pintura com produtos específicos.

A influência da Viga Baldrame nas construções

Por meio de análises feitas por softwares de cálculo estrutural, pode-se constatar que o uso dessas vigas para travamento dos blocos de fundação aumentam a estabilidade e reduzem os deslocamentos horizontais dos pilares e momentos fletores nas fundações.

Os resultados indicam ainda, como já mencionado anteriormente, a redução no consumo de materiais, diminuindo deslocamentos e o consumo de aço e concreto.

No entanto, é importante ressaltar que cada estrutura se comporta de maneira diferente, sendo necessário realizar análises comparativas para cada uma.

E claro, a execução de qualquer obra sempre deve ser pautada por um projeto e acompanhamento realizado por um engenheiro civil.

Agora que você entendeu o que é a Viga Baldrame, sua função e como ela influencia os projetos de engenharia, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais e fique sempre informado sobre as novidades da construção civil.

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI